Exemplo de uso do Imagen Editor (Imagem: divulgação/Google)
O Google detalhou ainda mais seu editor de imagens com inteligência artificial generativa, o Imagen Editor. A ideia é a mais simples possível, permitindo o usuário simplesmente dizer onde quer alguma coisa específica para o programa, em um formato parecido com plataformas conhecidas como o DALL-E 2.
Leia mais:
Aos poucos vamos percebendo como a inteligência artificial pode trabalhar a edição de imagens. No Google I/O deste ano o gigante das buscas mostrou que ela estará no Google Fotos, permitindo edições como trocar a pessoa de local, remover curiosos do fundo e até esticar um banco que ficou cortado, criando as pernas dele e alterando o céu.
Agora, o Google foi além e detalhou seu trabalho interno para este tipo de inteligência artificial na hora de criar conteúdo em imagem estática. O software utilizado é o Imagen Editor e com ele o pesquisador precisou apenas circular uma área da foto e dizer o que quer lá.
No exemplo abaixo a área do corpo de um pequeno cachorro foi desenhada, com a instrução de inserir uma roupa de astronauta vermelha com estrela branca no peito. Depois o pesquisador colocou duas áreas nas orelhas do pet, escrevendo que ali precisa aparecer um fone de ouvido azul, com formato gamer.
Então um foguete feito de papelão foi inserido da mesma forma, movendo o cachorro mais para o lado, para deixar tudo centralizado. Em outro exemplo, uma foto de piscina recebeu áreas com instruções para colocar um ursinho de pelúcia nadando borboleta na raia olímpica.
A simplicidade de apenas circular a área e dizer o que quer ali é excelente e amedrontadora, ao ponto do próprio Google sequer mencionar se pretende lançar este tipo de solução para o usuário final. O problema está na ética e responsabilidade de ferramentas para inteligência artificial, como o Midjourney que foi utilizado para criar um Papa Francisco vestindo casaco.
Em outro caso, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é exibido sendo caçado por policiais. Em ambos a qualidade da imagem assusta e pode gerar reações pouco amistosas no mundo já dividido.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 9 de junho de 2023 18:10