As redes sociais se tornaram um campo de jogo virtual para as seleções de futebol, onde elas conquistam seguidores e interagem com seus fãs de maneira direta. Analisamos e somamos os seguidores totais das seleções mais populares do mundo no Instagram e Facebook, que são as redes sociais mais exploradas pelas seleções e acabamos chegando a uma lista um tanto quanto surpreendente. Conheça agora as 5 seleções com mais seguidores nas redes sociais.

Leia também:

5° lugar: México – 18 milhões de seguidores

jogadores mexicanos abraçados
Facebook/Reprodução

Pode ser uma surpresa para boa parte dos leitores, mas não é de hoje que a seleção mexicana de futebol é uma das mais populares da internet. A “La Tri”, como ficou conhecida a torcida mexicana por conta das cores verde, branca e vermelha que carrega no uniforme e na bandeira do país, é uma das mais apaixonadas pela sua seleção, o que acabou sendo refletido pela quantidade de seguidores nas redes sociais. A seleção mexicana conta com pouco mais de 7 milhões de seguidores em seu Instagram (@miseleccionmx) e com impressionantes 11 milhões no Facebook (sendo inclusive a segunda seleção com mais seguidores na rede) e divulga frequentemente fotos de seus jogadores, exaltando sua raça e vontade, além da paixão assim como da La Tri, o que é verdadeiramente impressionante, visto ainda que na atualidade não há nenhum jogador mexicano fazendo algum sucesso estrondoso nos gramados, o que só prova a paixão dos mexicanos por sua seleção.

4° Lugar: Inglaterra – 18.6 milhões de seguidores

jogadores da selecao inglesa coemorando
Divulgação/EFE

Talvez mais uma surpresa da lista? A Inglaterra, país que deu origem ao futebol, é também uma das seleções com mais seguidores nas redes sociais. Com 9.4 milhões de seguidores no Instagram (@england) e 9.2 milhões no Facebook, os “Three Lions” marcam presença em peso nas redes sociais de sua seleção, possuindo números bem equilibrados. A Liga Inglesa, tida por muitos como a mais disputada do mundo, acaba influenciando nesse aspecto, gerando jogadores muito populares como Harry Kane e Phil Foden. Mas não só de figurinhas novas vive as redes sociais da seleção inglesa, visto que frequentemente lendas como Rooney, Gerrard, Beckham e outros podem ser vistos nas postagens, mesmo que não atuem mais dentro de campo. Mas onde a seleção inglesa marca um golaço mesmo é no apoio e divulgação de sua seleção feminina, sendo tema recorrente das postagens dos britânicos.

publicidade

3° Lugar: Portugal – 19.3 milhões de seguidores

jogadores da seleção portuguesa comemorando gol
Divulgação/FIFA

Nem precisamos falar o motivo para Portugal ser uma das seleções com mais seguidores nas redes sociais, certo? Com 14 milhões de seguidores no Instagram (@portugal) e 5.3 no Facebook, muito da popularidade da Seleção Portuguesa de Futebol vem diretamente do ícone maior do time, Cristiano Ronaldo, que é inclusive destaque ao lado do jogador Bruno Fernandes e de Bernardo Silva. CR7 é simplesmente a pessoa com mais seguidores nas redes sociais, ultrapassando meio bilhão somente no Instagram, além de ser uma das pessoas mais influentes do mundo, o que leva diretamente ao número surpreendente de seguidores da seleção de Portugal.

2° Lugar: França – 21.3 milhões de seguidores

Jogadores franceses comemorando
Gabriel Bouys/AFP

Talvez essa seja uma das poucas posições já esperadas. A seleção francesa de futebol ostenta 7 milhões de seguidores no Facebook e incríveis 14.3 milhões no Instagram (@equipedefrance). Isso não é nenhuma surpresa, tendo em vista que é também uma das seleções com mais tradição no futebol mundial, além de ter figurado lugares de destaque nas últimas copas, especialmente com o título em 2018 e o vice em 2022.

Assim, a popularidade da seleção explodiu, alimentada também pelo fato de diversos jogadores como Kanté, Griezmann e Benzema, figurarem alguns dos jogadores mais populares da atualidade e é claro, o “efeito Mbappé”, uma vez que o jogador do Paris Saint Germain é um dos mais populares da atualidade e é tido por muitos como o melhor futebolista da atualidade. Ao contrário das demais seleções, o perfil francês posta em sua maioria fotos de comemorações do time ou em momentos de treino, o que pode ter gerado essa proximidade com seus seguidores.

1° Lugar: Brasil – 28.3 milhões de seguidores

jogadores da seleção brasileira posando para foto
Lucas Figueiredo/CBF

E por essa todo mundo já esperava, não é?! A seleção canarinho é disparada a seleção com mais seguidores nas redes sociais. Sendo a mais seguida do Instagram (@cbf_futebol), com 16.3 milhões e também a mais seguida do Facebook, com 12 milhões de seguidores,  já era de se esperar que o primeiro lugar ficasse com a amarelinha.

Além de ser o país do futebol, o Brasil é o país com mais tradição no esporte e por mais que não tenha mais a imponência de alguns anos atrás, durante muito tempo foi considerada a melhor seleção do mundo e ficou conhecida por exportar jogadores únicos, como Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e mais recentemente Neymar, que é um dos jogadores mais populares do mundo.

Tudo isso, somado ao estilo de futebol único do brasileiro e uma torcida apaixonada, acabou gerando esses números absurdos de seguidores nas redes sociais e é o que pode ser visto nas postagens, exaltando o famoso “futebol arte” e tendo rostos carimbados como o do “menino Ney”, Vini Jr, entre outros.

E aí, você imaginava que esse seria o top 5 de seleções com mais seguidores nas redes sociais? Talvez você esteja se perguntando onde estão seleções como a Argentina, Espanha ou Alemanha, mas apesar de sua imensa popularidade isso acaba não se refletindo nos números de seguidores apesar de tudo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!