O CEO do Reddit, Steve Huffman, finalmente falou publicamente sobre as mudanças de API profundamente impopulares da empresa que resultaram em alguns dos aplicativos de terceiros mais usados dizendo que serão forçados a se desligarem.
Em discussão da AMA (Ask Me Anything), Huffman prometeu melhorias no próprio aplicativo do Reddit, mas parecia não querer fazer concessões sobre preços e outras questões que irritaram a comunidade.
Leia mais:
- Como verificar o código de rastreio de uma encomenda no AliExpress?
- Por que os preços de smartphones e tablets são tão altos no Brasil?
- Reddit anuncia fim do aplicativo Apollo
O Reddit precisa ser um negócio autossustentável e, para isso, não podemos mais subsidiar entidades comerciais que exijam uso de dados em larga escala. Alguns aplicativos, como Apollo, Reddit is Fun e Sync decidiram que esse preço não funciona para seus negócios e serão fechados antes que o preço entre em vigor.
Steve Huffman, CEO do Reddit, em post no AMA
- Em série de respostas de uma a duas frases para perguntas detalhadas e com várias partes, Huffman reconheceu alguns erros no lançamento da API da empresa;
- Porém, ele se recusou a abordar questões mais espinhosas sobre como a empresa lida com seu relacionamento com desenvolvedores terceirizados;
- Em outra resposta, ele admitiu que a janela de 30 dias dada aos desenvolvedores para a nova API era “cronograma apertado” e que a empresa estava “continuando a conversar com muitos dos desenvolvedores que ainda querem trabalhar conosco”;
- Outros desenvolvedores logo comentaram que nunca tiveram resposta da empresa, apesar de entrarem em contato pelos canais promovidos pelo Reddit;
- “Tenho tentado entrar em contato com o Reddit nos últimos três meses e fui completamente ignorado. Sinto-me completamente impotente para fazer qualquer coisa agora e quero tentar salvar o aplicativo no qual venho trabalhando nos últimos dez anos”, escreveu um desenvolvedor;
- Huffman pediu desculpas e disse que a empresa responderia.
Quando questionado sobre por que a empresa acusou Christian Selig, desenvolvedor do Apollo, de ameaçar a empresa – alegação que Selig negou e prontamente desmentiu com áudio de ligação com representante do Reddit – Huffman dobrou a crítica.
“A ‘piada’ dele é o menor dos nossos problemas”, disse ele. “Seu comportamento e comunicação conosco estão em todo lugar – dizendo uma coisa para nós, enquanto fala algo completamente diferente. Não sei como poderíamos fazer negócios com ele” (Huffman não respondeu à pergunta de Selig pedindo exemplos de tal comportamento)
Huffman também alegou que o Reddit está trabalhando em melhorias em seu próprio aplicativo, incluindo suas ferramentas de moderação e recursos de acessibilidade.
Ambas as áreas são frequentemente citadas por Redditors que preferem aplicativos de terceiros ao aplicativo nativo da empresa. Ele também disse que a razão pela qual aplicativos de terceiros não seriam mais capazes de mostrar conteúdo sexualmente explícito se devia a “ambiente regulatório” em mudança e questões legais. “É luta constante para manter esse conteúdo”, afirmou. “Temos que ser rigorosos/conservadores sobre onde isso aparece.”
Uma de suas respostas mais reveladoras veio após pergunta sobre a percepção de que “o Reddit tornou-se cada vez mais voltado para o lucro e menos focado no envolvimento da comunidade” do que no passado. “Continuaremos a ser orientados para o lucro até que os lucros cheguem”, respondeu Huffman. “Ao contrário de alguns dos aplicativos 3P [terceiros], não somos lucrativos.”
Notavelmente, havia vários tópicos que Huffman não abordou, incluindo por que a empresa precificou sua API a taxa que os desenvolvedores dizem ser proibitivamente cara.
Huffman também não abordou o próximo blecaute de milhares de subreddits protestando contra as mudanças na API. Mais de três mil subreddits prometeram “ficar escuros” por dois dias a partir de 12 de junho para protestar contra as mudanças.
Ao final do AMA, Huffman havia respondido a 14 perguntas, enquanto alguns outros executivos responderam a algumas outras. Talvez no sinal mais revelador de que suas respostas não foram bem recebidas, todas as respostas da equipe do Reddit foram votadas de forma tão negativa que eram quase impossíveis de serem vistas no próprio tópico da AMA.
Posteriormente, um moderador vinculou todas as suas respostas no topo do tópico. “Sabemos que as respostas são difíceis de encontrar”, disseram eles.
Com informações de Engadget
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!