Uma jornalista usou AirTags da Apple para descobrir o roubo de doações que deveriam ser entregues para a população da Turquia, desabrigada após terremotos devastadores no início de 2023.

O que aconteceu

  • Em vídeo publicado no YouTube, Pamela Cerdeira disse que as doações que eram coletadas pelo governo do México não saíram do país.
  • Ela explica que decidiu doar dois itens por meio de um centro de doação na Cidade do México: um pacote de arroz e um de papel higiênico.
  • Desconfiada que as doações não chegariam a Turquia, Pamela resolveu esconder duas AirTags (pequenos dispositivos rastreadores da Apple) nos itens.
  • Verificando o aplicativo Find My, a jornalista viu que o pacote de papel higiênico foi parar na Ministério do Governo da Cidade do México e o pacote de arroz no Ministério das Finanças.
  • No fim, ela continuou monitorando os pacotes e descobriu que as doações foram parar em mercados separados, onde os itens foram colocados para revenda.

Leia mais:

publicidade

Cerdeira foi até os locais indicados pelo aplicativo. Usando o recurso Precision Finding (Busca Precisa), conseguiu a localização exata de uma das Air Tags e encontrou o pacote de papel higiênico. Dessa forma, confirmou que o item foi colocado para revenda em um mercado de Tacuba.

O pacote de arroz estava localizado em uma escola onde um deputado mantém um banco alimentar. A jornalista não teve permissão para entrar no prédio que o pacote foi localizado.

publicidade

Em resposta as descobertas de Cerdeira, o secretário do Governo da Cidade do México, Martí Batres Guadarrama, postou um vídeo afirmando que os alimentos arrecadados em Zocálo, na Cidade do México, são entregues à Secretaria de Defesa Nacional (Sedena).

O secretário também disse que a Controladoria Geral do Governo da Cidade do México realizará investigações sobre o caso.

publicidade

Com informações de 9ToMac e Yahoo.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!