Um novo conceito para assentos de avião gerou muitos debates entre viajantes e especialistas em aviação. A ideia é ter assentos de dois andares na cabine econômica, onde alguns passageiros sentariam diretamente abaixo ou acima de outros. Uma espécie de beliche de assentos.

Para quem tem pressa:

  • O designer Alejandro Núñez Vicente propôs uma espécie de beliche de assentos para a cabine econômica dos aviões;
  • A ideia é ter assentos de dois andares, onde alguns passageiros sentariam diretamente abaixo ou acima de outros;
  • Segundo ele, a beliche de assentos melhoraria o conforto e o espaço oferecido aos passageiros, principalmente em voos de longa distância;
  • Núñez Vicente também apontou que seu projeto pode beneficiar as companhias aéreas ao aumentar a capacidade de passageiros da cabine em até 30%.

O designer por trás desse conceito é Alejandro Núñez Vicente, um jovem de 23 anos formado em design industrial pela Brunel University London. Ele conta que criou o “Assento de Avião Chaise Longue” para melhorar o conforto e o espaço dos passageiros, principalmente em voos de longa distância.

publicidade

Leia mais:

Beliche de assentos

O assento é composto por dois níveis: um inferior com uma cadeira reclinável e um apoio para os pés; e um superior com uma cama plana e uma tela de privacidade. Os passageiros do nível superior acessariam seus assentos subindo uma escada curta. O assento também teria compartimentos de armazenamento, telas pessoais e tomadas elétricas.

publicidade

Núñez Vicente disse que seu conceito não pretende substituir os assentos normais do avião, mas oferecer uma opção alternativa no centro da cabine, ladeada por duas fileiras de assentos convencionais.

Ele também disse estar ciente de que seu design pode não agradar a todos. Mas acredita que poderia ser mais confortável para alguns passageiros, porque ofereceria mais espaço para as pernas e para dormir.

publicidade

Potencial e ressalvas

Homem testando beliche de assentos para avião
(Imagem: Divulgação/Zephyr Aerospace)

Para o designer, as pessoas sempre odeiam, de alguma forma, a inovação. Ainda segundo Núñez Vicente, quando algo novo é apresentado, todo mundo odeia no começo por medo da mudança. “Mas quanto mais você mostra, e quanto mais você desenvolve, e quanto mais eles veem, mais eles se acostumam”, acrescentou.

Ele também disse que seu projeto pode beneficiar as companhias aéreas ao aumentar a capacidade de passageiros da cabine em até 30%, sem comprometer a segurança ou o conforto. O designer também afirmou que seu assento atenderia a todos os requisitos regulamentares para evacuação, inclinação do assento e folga da cabeça.

publicidade

Núñez Vicente revelou seu protótipo pela primeira vez em 2022, após ter sido indicado ao Crystal Cabin Awards 2021, um prêmio de prestígio na indústria da aviação. Seu conceito viralizou na internet, gerando muitas reações de críticos à ideia e clientes em potencial.

Algumas pessoas elogiaram sua inovação e criatividade, enquanto outras expressaram preocupação com a praticidade e conveniência de seu design. Algumas das questões comuns levantadas foram os possíveis problemas de claustrofobia, privacidade e higiene de sentar abaixo ou acima de outro passageiro.

Com informações de Innovation & Tech Today

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!