Certamente você já reparou em um botão com a inscrição da sigla SOS (geralmente na cor vermelha) no interior de vários modelos de carros. Mas será que já apertou ou teve curiosidade de saber para que serve e como funciona o dispositivo? A funcionalidade não é mais privilégio apenas dos carros de luxo e já é uma realidade de modelos mais populares como o Onix, da Chevrolet, por exemplo.

A Volvo foi a pioneira no Brasil a oferecer esse recurso e hoje pode ser encontrado em veículos de várias marcas. Mas não é preciso um acidente acontecer para descobrir como usá-lo. Aliás, em caso de acidentes mais graves ou colisões com acionamento dos airbags, uma chamada automática é gerada pelo próprio veículo.

publicidade

Leia também:

Como funciona o botão SOS em carros

A localização do botão e os tipos de serviços podem variar de modelo e marca, mas em linhas gerais funcionam de forma semelhante. Ao apertar o botão SOS, o sistema de comunicação do carro entra em contato com uma central de atendimento. O atendente analisa o problema relatado e aciona o serviço recomendado, como polícia, bombeiro, ambulância ou mecânico.

publicidade

O BMW Connected Drive oferece o telesserviço BMW. Assim que a pessoa clica no Controlador iDrive, os especialistas fornecem suporte profissional por telefone. O Adventure Intelligence, da Jeep, também oferece funcionalidades por aplicativos de celular ao acionar o botão SOS. É possível consultar o nível de combustível e receber notificações sobre furto por telefone.

No Onix, é só tocar no botão vermelho que fica no retrovisor do veículo. A equipe do serviço OnStar atenderá e conectará o ocupante ao serviço de emergência público local e fornecerá informações, como a localização do veículo, para agilizar o socorro.

publicidade

O serviço possui um custo variável dependendo do tipo de assistência contratada.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!