Um elétrico com atributos de carros a combustão pode estar chegando. A Toyota está trabalhando em um veículo elétrico que se comporta como se tivesse um câmbio manual e até imita os sons de aceleração e de troca de marchas. O objetivo é não perder a sensação única que os entusiastas da direção procuram.

Leia mais:

publicidade

Imitação dos atributos

O carro da Toyota imitaria os atributos que são comuns aos carros a combustão com câmbio manual.

Para os engenheiros que trabalham no desenvolvimento, a intenção é preservar esses “tradicionalismos”, que morreriam na passagem para os veículos elétricos. Isso porque os eletrificados são movidos por motores elétricos, que não exigem a troca de marchas.

publicidade
Toyota já conta com modelos híbridos no seu portfólio (Foto: Toyota/Divulgação)

Como isso será feito

  • Para imitar os sons e sensações do carro manual, a Toyota vai usar um software de simulação, que gera sons falsos e simula trocas de marchas.
  • Ele também imita o travamento do câmbio se o motorista se atrapalhar com os controles. Esse último recurso ainda está sendo debatido, segundo um porta-voz.
  • De acordo com o chefe de um novo grupo de EV na Toyota, Takero Sato, as imitações “amplificarão a diversão de dirigir”.
  • Essas inovações vêm para consolidar a Toyota no mercado dos elétricos, já que a empresa espera vender 3,5 milhões de modelos eletrificados até 2030.
Toyota
Toyota tem meta ambiciosa para elétricos até 2030 (Imagem: shutterstock/josefkubes)

Toyota não é a única

No ano passado, a Dodge apresentou um veículo elétrico com um escapamento sintético, que imitava o rugido dos carros a combustão.

Quando o elétrico será lançado e preço

Segundo a Toyota informou em um evento em Tóquio na semana passada, o carro ainda está em desenvolvimento e deve fazer parte de uma nova geração de elétricos, que será lançada a partir de 2026.

publicidade

O preço ainda não foi definido pela marca e está sendo estudado.

Com informações de Wall Street Journal

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!