O CEO do Reddit, Steve Huffman, abordou a recente reação dirigida à empresa num memorando interno, enviado à equipe da rede social nesta semana. Huffman escreveu aos funcionários para bloquearem o “ruído”. Ele também disse que a “greve” de usuários, que fecharam a maioria dos subreddits, “vai passar”.

Leia mais:

publicidade

O memorando é uma resposta aos subreddits populares que foram desativados esta semana em protesto contra o aumento dos preços da API da empresa para aplicativos de terceiros.

Alguns dos clientes mais populares do Reddit dizem que a conta para manter seus aplicativos funcionando pode custar milhões de dólares por ano. Mais de oito mil comunidades do Reddit ficaram “privados” em protesto.

publicidade

Embora muitos planejem reabrir, nesta quarta-feira (14), alguns disseram que permanecerão privados indefinidamente até que o Reddit faça mudanças.

O que diz o CEO do Reddit

Logomarca do Reddit em tela de computador
(Imagem: Dado Ruvic/Reuters)

Huffman escreveu que o blecaute não teve “impacto significativo na receita” e que a empresa prevê que muitos dos subreddits voltarão a funcionar na quarta.

publicidade

Saibam que nossas equipes estão trabalhando nisso e, como todas as explosões no Reddit, esta também passará.

Steve Huffman, CEO do Reddit, em memorando

Huffman também advertiu os funcionários sobre o uso de itens do Reddit em público, dizendo que a raiva direcionada às mudanças de preço da API pode torná-los “objeto de frustrações [dos usuários]”.

Leia abaixo o texto completo do memorando escrito pelo CEO do Reddit, Steve Huffman:

publicidade

“Olá Snoos,

Desde ontem [segunda-feira, 12] à noite, cerca de mil subreddits se tornaram privados. Prevemos que muitos deles voltarão na quarta-feira [14], como muitos disseram. Embora soubéssemos que isso estava chegando, é um desafio, no entanto, e temos nosso trabalho pela frente. Vários Snoos têm trabalhado ininterruptamente, adaptando-se às tensões da infraestrutura, interagindo com as comunidades e respondendo à miríade de questões relacionadas a esse blecaute. Obrigado, equipe.

Não vimos nenhum impacto significativo na receita até agora e continuaremos monitorando.

Há muito barulho com este. Entre os mais barulhentos que já vimos. Saiba que nossas equipes estão trabalhando nisso e, como todas as explosões no Reddit, esta também passará. As coisas mais importantes que podemos fazer agora são manter o foco, adaptar-se aos desafios e seguir em frente. Nós absolutamente devemos fazer o que dissemos que faríamos. A única solução de longo prazo é melhorar nosso produto e, a curto prazo, temos alguns lançamentos de ferramentas de modificação críticas que precisamos acertar.

Embora os dois maiores aplicativos de terceiros, Apollo e RIF, junto a alguns outros, tenham dito que planejam fechar no final do mês, ainda estamos conversando com alguns dos outros. E como mencionei em meu post na semana passada, vamos isentar aplicativos focados em acessibilidade e até agora temos acordos com RedReader e Dystopia.

Lamento dizer isso, mas tenham cuidado ao usar equipamentos do Reddit em público. Algumas pessoas estão realmente chateadas e não queremos que vocês sejam o objeto de suas frustrações.

Mais uma vez, vamos superar isso. Obrigado a todos vocês por nos ajudar a fazê-lo”.

Contexto

Ícone do aplicativo do Reddit num aparelho da Apple
(Imagem: Matt Slocum/AP)
  • O Reddit anunciou pela primeira vez que mudaria seus preços de API em abril;
  • A rede social posicionou as mudanças como uma forma de ganhar dinheiro com empresas que usam dados do Reddit para treinar ferramentas de inteligência artificial;
  • Nas últimas semanas, ficou claro que as mudanças também podem ter um preço alto para desenvolvedores de aplicativos terceirizados;
  • Fabricantes de aplicativos – como Apollo e RIF – anunciaram que terão que fechar em 30 de junho (um dia antes do novo preço entrar em vigor);
  • Usuários indignados organizaram os apagões generalizados de subreddits, que derrubaram brevemente o site na segunda-feira (12).

Com informações de The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!