Segundo post que viralizou no Reddit, um Lucid Air pegou fogo sozinho enquanto estava estacionado em um evento de demonstração no último fim de semana. Embora ainda não se saiba o real motivo para o incêndio, a Lucid Motors explicou em nota enviada ao InsideEVs que “as descobertas iniciais indicam que o fogo não envolveu a bateria principal de alta tensão”. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • O carro estava estacionado e não conectado a um carregador; 
  • O veículo era um sedã Air Pure básico; 
  • Ele começou a soltar fumaça enquanto estava parado e, depois, a fumaça evoluiu para chamas, o que levou à destruição da frente do EV; 
  • O incêndio foi controlado por dois caminhões de bombeiros que chegaram ao local; 
  • Não houve feridos e nem danos terceiros, já que o carro estava estacionado longe de outros veículos e edifícios. 

Leia mais! 

Iniciamos uma investigação técnica completa do incidente ocorrido no sábado, 10 de junho, em Longwood, Flórida. Este trabalho continua em andamento, mas nossas descobertas até agora indicam que o incêndio não envolveu a bateria de alta tensão. 

Segundo análise do portal gringo especializado, a bateria de alta voltagem, que fica dentro do assoalho do sedã, não parece ter sido afetada pelo fogo e, de fato, é improvável ter sido a culpada.  

publicidade

Uma explicação mais viável pode ser uma falha no sistema de 12 volts, que inclui duas baterias bastante peculiares, no sentido de que cada uma é avaliada em apenas 18 ampères-hora (Ah) — isso as torna bem diferentes das baterias de carro comuns, que geralmente variam de 35 a 96 Ah. 

Vale pontuar que o caso está em investigação, portanto, sem confirmações exatas do motivo do incidente.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!