A Warming Surfaces Company desenvolveu malha fina laminada que pode ser usada em paredes ou móveis para aquecer ambientes em segundos. O novo protótipo criado pela startup finlandesa foi chamado de Halia e nasceu de pesquisas realizadas no VTT da Finlândia, um centro de pesquisa e desenvolvimento de propriedade do governo.

Os engenheiros da VTT desenvolveram essa eletrônica impressa flexível há mais de duas décadas. Alguns anos atrás, os militares finlandeses solicitaram aos pesquisadores que desenvolvessem armadilhas militares que usassem calor — quando aqueciam grandes superfícies, os adversários eram enganados e acreditavam estar diante a um tanque ou outro equipamento à noite.

publicidade

Leia mais:

Com a tecnologia em mãos, os engenheiros resolveram fazer modificações para utilizá-la no aquecimento de casas e escritórios. “Começamos a encaixar isso em móveis e materiais de superfície interna e vimos, uau, há potencial aqui”, afirmou Jani-Mikael Kuusisto, cofundador da startup.

publicidade
Imagem: Warming Surfaces Company
  • Essa tecnologia utiliza elementos de aquecimento de baixa tensão com menos de um milímetro de espessura;
  • Graças a isso, eles podem ser incorporados em praticamente qualquer material, até tecido;
  • A capacidade de aquecer um espaço quase instantaneamente acontece graças aos seus “píxeis” de calor, que se conectam a unidade central de processamento, ligada à rede ou a bateria para funcionar com energia elétrica.

Com algumas conexões com sensores de sistemas residenciais, essa tecnologia pode ser usada para programar diversas temperaturas. “Seu ambiente percebe quando você está na sala, ou se aproximando, e liga a temperatura para o nível que você prefere”, diz Kuusisto. “É realmente uma resposta rápida. Não é imediato, como a iluminação, mas estamos falando de dezenas de segundos para atingir a temperatura desejada.”

Com informações de Fast Company

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!