O multiverso é uma teoria que sugere a existência de múltiplos universos, além do nosso próprio. Cada universo pode ter realidades alternativas. Essa ideia amplia a noção de um único universo para um conjunto de universos possíveis, formando um multiverso. Algumas obras utilizam essa temática como metáfora para ilustrar como nossas escolhas e ações individuais podem ter um impacto significativo em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. 

Outras aproveitam para explorar os confrontos com um “outro eu”, criando alegorias sobre autoconhecimento e os diferentes aspectos de nossa personalidade. 

publicidade

Além disso, há filmes que se utilizam do conceito de multiverso para contar histórias de ficção científica mirabolantes. A seguir, selecionamos 9 filmes sobre multiversos e realidades alternativas dos mais diferentes estilos e gêneros.

Leia mais:

publicidade

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

Da esquerda para a direita: Stephanie Hsu, Michelle Yeoh e Ke Huy Quan em “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (“Everything Everywhere All at Once”, 2022) / Crédito: A24 (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

Uma das razões do sucesso de “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” é sua abordagem peculiar sobre o multiverso. 

No filme, universos paralelos são criados a partir de escolhas e caminhos de vida distintos. Os personagens usam a tecnologia do “salto verso” para acessar memórias, corpos e habilidades de suas versões em universos paralelos para lutarem contra ameaças que visam destruir toda a existência. 

publicidade

Corra, Lola, Corra

A atriz Franka Potente corre em boa parte do filme “Corra, Lola, Corra” (“Lola Rennt”, 1998) / Crédito: WDR (divulgação)
  • Disponível para alugar no Apple TV e no Amazon Prime Video.

“Corra, Lola, Corra” é um filme alemão que combina elementos de drama, suspense e crime, apresentando de maneira ágil e dinâmica três variações da mesma história. Através dessas versões, o filme explora como cada escolha e pequena alteração nas ações dos personagens podem resultar em consequências impactantes.

O Confronto

Jet li enfrenta outro Jet Li do multiverso em “O Confronto” (“The One”, 2001) / Crédito: Sony Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes da Netflix.

Jet Li protagoniza, antagoniza e interpreta várias versões alternativas de si mesmo neste alucinante filme de universos paralelos.

publicidade

Na história, uma versão malvada de Jet Li busca eliminar todas as suas contrapartes em diferentes realidades para se tornar invencível. Cada vez que mata um alter ego seu, ele fica mais poderoso. No entanto, a sua última versão, um policial benevolente, demonstra resistência, dando início a uma caçada alucinante que culminará num combate decisivo entre o bem e o mal. 

De Caso com o Acaso

Gwyneth Paltrow vive duas realidades paralelas em “De Caso com o Acaso” (“Sliding Doors”, 1998) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

“De Caso com o Acaso” é uma comédia romântica dramática estrelada por Gwyneth Paltrow que brinca com realidades alternativas para contar uma história em que o acaso pode ter consequências significativas na vida e no amor.

Na trama, Helen vive duas realidades alternativas: em uma, ela consegue entrar no trem antes das portas se fecharem, enquanto na outra ela o perde por alguns segundos. Essa pequena diferença de tempo desencadeia eventos completamente diferentes. O filme alterna entre as duas narrativas, mostrando um relacionamento turbulento para Helen em uma delas, enquanto na outra ela encontra um novo romance.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Além de Tom Holland, Andrew Garfield e Tobey Maguire reprisam seus papeis como Peter Parker em “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”(“Spider-Man: No Way Home”, 2021) / Crédito: Sony Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do HBO Max+.

“Sem Volta para Casa” é o primeiro filme do MCU a explorar o multiverso, conectando-o aos outros filmes produzidos do Homem-Aranha. Reintroduz as outras versões do herói, com Tobey Maguire e Andrew Garfield reprisando seus papéis.

Após acontecimentos do filme anterior, Peter Parker busca ajuda de Doutor Estranho para esconder sua identidade, mas acaba abrindo realidades paralelas e trazendo vilões de outros universos.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Benedict Cumberbatch como o Doutor Estranho em “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (“Doctor Strange in the Multiverse of Madness”, 2022) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+.

Dirigido por Sam Raimi, o segundo filme solo do Doutor Estranho dá sequência ao conceito de multiverso nos filmes da MCU.

O Dr. Stephen Strange viaja através de diferentes universos, acompanhado por America Chavez. Eles enfrentam demônios e confrontam a Feiticeira Escarlate, que busca controlar o Multiverso para reunir-se com seus filhos perdidos. 

Beavis e Butt-Head: Detonam o Universo

A dupla de idiotas de umas das animações mais iconicas dos anos 90 retornam em um novo filme, “Beavis e Butt-Head: Detonam o Universo” (“Beavis and Butt-Head Do the Universe”, 2022) / Credito: Paramount (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Paramount+.

Segundo filme baseado na famosa série de tv animada de “Beavis e Butt-Head”, “Detonam o Universo” leva a dupla de idiotas em uma aventura intergaláctica. Após um acidente no espaço, eles se encontram em um universo paralelo, onde conhecem versões mais inteligentes de si mesmos. 

O filme aborda de forma divertida o tema do multiverso, explorando as consequências de suas ações em diferentes realidades. 

Coherence

Realidades alternativas e versões diferentes da mesma pessoa são temas da ficcão cientifica indie “Coherence” (2013) / Credito: Oscilloscope Laboratories (divulgação)
  • Disponível para alugar no Apple TV e no Google Play Filmes e TV.

A história de “Coherence” acontece praticamente toda em uma sala de estar. O filme se sustenta por meio do tripé diálogos, elenco e um enredo criativo.

Tudo começa com um jantar entre amigos que é interrompido por um cometa que passa pela Terra, desencadeando eventos perturbadores que envolvem realidades alternativas e versões diferentes das mesmas pessoas.

Homem-Aranha no Aranhaverso

Varias versões diferente do Homem-Aranha de outros universos estão presentes na animação “Homem-Aranha no Aranhaverso” (“Spider-Man: Into the Spider-Verse”, 2018) / Credito: Sony Pictures (divulgação)
  • Disponível para assinantes do Disney+, Paramount+ e Lionsgate+.

Esta animação narra a história do adolescente Miles Morales, que se torna o novo Homem-Aranha em sua realidade após ser picado por uma aranha radioativa.

Após um encontro acidental com uma versão mais velha e cansada de Peter Parker de uma dimensão paralela, Miles descobre a existência do multiverso e se une a diferentes versões do Homem-Aranha.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!