Se os europeus estavam curiosos para testar o Bard, o chatbot de Inteligência Artificial (IA) do Google, terão que esperar mais tempo. O lançamento estava previsto para essa semana, mas foi alterado após a Comissão Irlandesa de Proteção de Dados (IDPC), supervisor de dados na União Europeia, forçar o adiamento. O motivo é a falta de detalhamento sobre a política de dados, privacidade e segurança da ferramenta.

Leia mais:

publicidade

Adiamento

O vice-comissário da IDPC, Graham Doyle, afirmou que a agência não recebeu um briefing de privacidade “detalhado”, uma avaliação de impacto de dados ou informações de suporte por parte do Google.

Agora, segundo Doyle, a Comissão está examinando o Bard e planeja compartilhar as informações sobre segurança e privacidade com outros órgãos reguladores da União Europeia.

publicidade
Google Bard
Motivo do adiamento foi devido à falta de detalhamento das políticas de privacidade do Bard (Imagem: kovop / Shutterstock.com)

Resposta do Google

Em um comentário concedido ao site Politico, um porta-voz do Google afirmou que a empresa vai expandir o acesso ao Bard “responsavelmente”.

Isso inclui conversas com usuários reguladores de privacidade para “resolver suas dúvidas e ouvir feedback”.

publicidade

Expansão do Bard

  • O acesso ao Bard foi expandido em março desse ano, quando o Google permitiu que usuários se inscrevessem na lista de espera do chatbot.
  • Em maio, a empresa retirou a lista de espera e ampliou o acesso à ferramenta para mais 180 países.
  • Desde então, o Google tem evitado o lançamento do Bard na União Europeia, já que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) tem requisitos rígidos acerca da coleta e uso de dados dos usuários.
  • Outras ferramentas também passaram por situações semelhantes na região: O ChatGPT, da OpenAI, foi proibido temporariamente na Itália por violar a GDPR.
Bard
Bard não tem nova data para ser lançado (Imagem: Mojahid Mottakin / Shutterstock.com)

Quando Bard será lançado na UE?

A Comissão examinará o Bard de acordo com os requisitos da UE, mas a investigação não tem data para acabar.

Com informações de Engadget

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!