O Chrome é um navegador conhecido pela conexão direta com o Google e pela agilidade durante os processos de carregamento e pesquisa na web. Contudo, alguns usuários já se depararam com problemas no navegador, como travamentos, falhas, e dificuldade de conexão com a internet. Confira, a seguir, seis dicas do que fazer caso o Google Chrome não abra no seu PC.

Leia mais:

publicidade

1. Encerre a execução em segundo plano

navegador google chrome
Reprodução: Firmbee.com/Unsplash

É muito comum que o computador não registre o fechamento de uma aba ou programa, pois nem sempre o software está tão ágil para executar uma tarefa como esta. Essa falha pode afetar vários programas, como o navegador Google Chrome. Por isso, afim de resolver o problema, é imprescindível encerrar a execução em segundo plano.

Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse na barra de tarefas do computador, quase sempre localizada na região inferior. Dentre as ações disponíveis, procure por “Gerenciador de Tarefas” e clique na opção. Uma janela vai aparecer em seguida, demonstrando todos os programas que estão atualmente em execução. Procure pelo Google Chrome (ou “chrome.exe”), selecione-o e confirme a ação no botão “Finalizar Tarefa”. Após a conclusão do procedimento, tente abrir o navegador novamente para verificar se o erro persiste.

publicidade

2. Libere mais memória

As extensões dos navegadores são muito úteis para uma série de tarefas, como eliminar anúncios persistentes e janelas pop-ups que aparecem ao entrar em algum site. Contudo, toda extensão (e demais elementos instalados no navegador) ocupam lugar na memória do software, e cada vez que o Chrome for iniciado, também será necessário rodar todos os itens instalados simultaneamente. Esse hábito pode sobrecarregar a memória, que quando cheia, impede que o programa abra da forma correta. Por isso, pode ser interessante desinstalar extensões e demais aplicativos desnecessários.

Você pode gerenciar os programas ao abrir o navegador (mesmo que conste a mensagem de erro), clicar nos três pontos do lado superior direito e selecionar a opção “Mais ferramentas” e “Extensões” em seguida. Uma janela deve abrir, mostrando todas as extensões instaladas. Selecione as que são desnecessárias e as remova do navegador.

publicidade

3. Configure o seu antivírus

Antivírus rodando em notebook
Reprodução: Rawpixel

É possível que o seu antivírus, seja por engano ou ao detectar sites maliciosos, tenha impedido que o Google Chrome abra corretamente. Neste caso, vale à pena averiguar os sites e downloads ao qual você expôs o seu computador e procurar por algo suspeito. Caso você suponha que seja um engano do antivírus, você deve acessá-la e abrir o programa para configurá-lo.

Quando o programa abrir, selecione as opções necessários para leva-lo até à aba “Gerenciamento de configurações”. Nela, é possível desativar a proteção em tempo real do antivírus. Após efetuar a configuração, tente abrir o Chrome novamente: caso o problema persista, então o que impede a sua iniciação não é o antivírus; por isso, volte ao programa e ligue novamente a proteção em tempo real.

publicidade

4. Verifique o status de compatibilidade do navegador com o PC

É possível que a versão atual do seu sistema operacional, como o Windows, esteja desatualizada e não consiga se conectar ao Chrome. Logo, é necessário realizar uma configuração para garantir a compatibilidade do sistema com o navegador.

Basta encontrar o ícone do Google Chrome na área de trabalho do seu computador. Feito isso, clique sobre o problema com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”. Verifique os botões superiores e procure por “Compatibilidade”. Selecione-o e procure por uma caixinha de seleção que diz ao lado “Executar este programa em modo de compatibilidade”. Selecione a caixinha e, mais abaixo, escolha a versão do seu PC. Por fim, vá até o final da janela e clique em “Aplicar”.

5. Tente reiniciar o dispositivo

Reiniciando pc, reiniciar pc
Reprodução: Wagner Edwards

Às vezes, a quantidade de programas e abas abertas dificultam o funcionamento do PC como um todo, deixando o sistema lento ou com muita dificuldade para carregar e processar os softwares. Dito isso, reiniciar o computador pode ser uma boa opção, porque todos os programas serão encerrados simultaneamente. Após realizar o processo, tente acessar o Google Chrome novamente para verificar se o problema persiste.

6. Desinstale o aplicativo

Se nenhuma das outras dicas funcionou até agora, talvez o problema esteja no programa do Google Chrome. Neste caso, é indicado desinstalar e reinstalar o software: esta atitude pode remover qualquer problema próprio do app, como dificuldades no sistema de buscas, atualizações não realizadas, dentre outros.

Vale lembrar que antes de desinstalar o aplicativo, é imprescindível deletar os dados dele da pasta Appdata. Isso porque ela pode hospedar dados corrompidos do navegador, o que traria mais problemas no futuro. Para isso, pressione, simultaneamente, as teclas “Windows + R” e pesquise por “appwiz.CPL” e confirme a ação com “Ok”. Uma lista de programas deve aparecer em seguida: procure pelo Chrome, clique nele duas vezes para deletá-lo. Por fim, tecla novamente “Windows + R” e desta vez procure por “Appdata” e dê “Ok”. Encontre a pasta chamada “Local” e a exclua.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!