Brasil terá primeiro micro-ônibus autônomo da América do Sul

Veículo será fruto de parceria entre a fabricante Marcopolo e cinco startups
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 16/06/2023 01h01, atualizada em 16/06/2023 20h44
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A fabricante de ônibus Marcopolo, em parceria com cinco startups, está desenvolvendo o primeiro micro-ônibus autônomo já produzido na América do Sul. O protótipo do veículo capaz de rodar sem a necessidade de motorista foi apresentada nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul (RS).

Por mais que o projeto represente avanço tecnológico no transporte urbano, o micro-ônibus ainda não tem previsão de início de produção e, quando estiver pronto, lidará com outro grande embate: a legislação brasileira não permite a circulação de veículos autônomos em vias públicas – pelo menos até o momento.

Leia mais:

Conheça os detalhes do protótipo do veículo autônomo:

  • O micro-ônibus foi produzido de forma tradicional e, seguida recebeu o sistema de automação;
  • Entre as equipações, o veículo recebeu: módulos elétricos que comandam a direção, freios, acelerador e câmbio;
  • Além disso, alguns sensores foram instalados para mapear o ambiente ao redor, registrando a presença de outros veículos e até mesmo de pessoas na via – tudo isso sendo transmitido para o sistema de IA (inteligência artificial) instalado no veículo.

Como forma de garantia, o micro-ônibus autônomo também conta com botão que permite a um supervisor de segurança assumir os comandos de direção do veículo – podendo efetuar parada de emergência, desligando o sistema autônomo e travando o freio.

O mercado também tem que evoluir um pouco; ele tem que se adaptar a essa nova realidade, porque é um momento no qual você tem uma dinâmica onde a inteligência artificial está realizando essa condução.

Alexandre Cruz, diretor de investimentos e inovação da Marcopolo

Daqui para frente, mais testes serão feitos para garantir a eficácia do sistema. “Precisamos colocar nosso sistema em testes exaustivos para garantir que todas as situações possíveis foram tratadas, mesmo que não haja situação negativa com a qual o veículo se depare, aquelas que não consiga lidar”, afirma Ranik Guidolin, CEO da Lume (uma das startups envolvidas).

Com informações de g1

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.