A GM compartilhou seu conceito de design EV “Proxima” baseado em nova arquitetura projetada para a futura geração de modelos elétricos na China.

O Centro de Design Avançado da GM em Xangai, um dos quatro no mundo, revelou série de inovações esta semana.

Leia mais:

A instalação, que dobrou o tamanho de sua equipe nos últimos dois anos para apoiar o futuro totalmente elétrico da GM, realizou exposição interativa imersiva com convidados da mídia para discutir futuras tendências de design automotivo.

publicidade

A indústria de veículos elétricos da China está crescendo e os consumidores têm queda por tecnologias emergentes, o que trouxe oportunidades únicas para os designers da GM inovarem. A GM China, com sua ousada reinvenção da mobilidade pessoal, o Forward Design Center, será definidor de estilo para futuros produtos da montadora.

Michael Simcoe, vice-presidente sênior de design global da GM

Equipe da GM em Xangai gastou dois anos trabalhando no Proxima (Imagem: Divulgação/GM)

GM na China

O centro de design avançado da GM China é a “força pioneira para a empresa criar futuro elétrico puro”. A instalação apresenta desenvolvimento de processo completo com ideias de design, plataforma criativa 3D e modelos digitais e de argila. Também inclui oficina de pintura e estúdio de materiais.

A empresa diz que o estúdio trabalhará em projetos futuros “na China, para a China” e compartilhará percepções e sugestões do consumidor do crescente mercado chinês de veículos elétricos com a equipe de design global da GM.

E o Proxima?

  • O Proxima, seu mais recente conceito e plataforma EV, foi projetado para “estabelecer conexão emocional com futuros clientes chineses de veículos elétricos”;
  • A GM diz que nova geração de jovens talentos criativos desempenhou papel fundamental no design do Proxima EV;
  • Seu nome vem da palavra portuguesa para “próximo”, representando o compromisso da empresa com a visão de futuro;
  • Baseado na “plataforma elétrica pura”, o conceito apresenta experiência de direção mais espaçosa e caseira. Ele também se encaixa no estilo de design simples e tecnológico que os compradores chineses preferem;
  • A montadora americana diz que o Proxima é o “prelúdio para traçar o futuro totalmente elétrico da GM”. Projetos de design voltados para o futuro visam inspirar o design de produtos da GM nos próximos cinco a dez anos.

Conceito Proxima, da GM (Imagem: Divulgação/GM)

O rápido desenvolvimento tecnológico da China não apenas dá aos designers a capacidade de imaginar carros futuros, mas também fornece talentos criativos.

Stuart Norris, vice-presidente de design da GM China e internacionalmente

De acordo com a GM, o estúdio de design avançado da China está trabalhando em vários projetos para se manter à frente das tendências globais.

E o Ultium?

A GM deixou claro, pelo menos no curto prazo, que a plataforma Ultium fornecerá energia para seus modelos elétricos.

A montadora estadunidense está lançando três novos modelos elétricos baseados no Ultium este ano: o Silverado EV, o Blazer EV e o Equinox EV.

Enquanto isso, a GM revelou durante sua teleconferência de resultados do primeiro trimestre que descontinuaria seus Bolt EV e EUV mais vendidos para se concentrar no Ultium.

Embora você não veja o Proxima EV por pelo menos mais cinco anos, ele dá ideia de quais tendências a GM pode estar planejando adotar.

Com informações de Electrek

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!