Na segunda-feira (12), a SpaceX lançou a missão Transporter-8, um voo compartilhado destinado a uma órbita a 572 km da Terra, que levava 72 pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais. Uma dessas cargas trata-se do chamado “Satélite Papal”, um projeto criado por estudantes da Universidade Politécnica de Turim, norte da Itália.

Desenvolvido com a ajuda da empresa Tyvak International, subsidiária italiana da Terran Orbital Corporation, o CubeSat carregava um nanolivro com uma mensagem do Papa Francisco.

publicidade

Esse e os outros 71 equipamentos foram lançados a bordo de um foguete Falcon 9, a partir da Base da Força Espacial Vandenberg, na Califórnia, às 4h16 da madrugada (pelo horário de Brasília).

Leia mais:

publicidade

Qual é a mensagem do Papa lançada ao espaço pela SpaceX

A mensagem escolhida pelo Vaticano para ser enviada ao espaço é a oração Statio Orbis, proferida pelo pontífice em 27 de março de 2020, na fase inicial da pandemia de Covid-19, em uma memorável celebração diante de uma Praça São Pedro completamente vazia (transmitida em tempo real pelo YouTube). Durante a bênção solitária, o líder da Igreja Católica convidava o mundo, “assustado e perdido”, à solidariedade e unidade perante a pandemia.

Praça São Pedro completamente vazia durante celebração do Papa Francisco em intenção de bênção ocorrida em 27 de março de 2020, na fase inicial da pandemia de Covid-19. Crédito: Vatican News

O satélite Spei Satelles, em italiano, contém uma laje de silicone de 4mm quadrados por 0,2 mm de altura que também contém arquivos de áudio.

publicidade

Criado em conjunto com a Agência Espacial Italiana, o projeto pretende ser uma mensagem de esperança. “A mensagem do Papa Francisco no espaço é um sinal e uma imagem de ternura e bênção para o mundo”, disse o monsenhor Lucio Adriàn Ruiz, que iniciou o projeto, em entrevista ao Vatican News. “A imensidão do espaço sempre nos faz sonhar, e hoje todos precisamos sonhar juntos novamente, com a esperança de que a paz, tão desejada pela humanidade, retorne ao mundo envolvendo todos nós”.

Dois pequenos computadores a bordo do satélite, juntamente com dois sistemas de comunicação de ultra-alta frequência (UHF), transmitirão a mensagem para as pessoas ouvirem na Terra usando equipamentos de comunicação por rádio.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!