Em 20 de abril deste ano, o tão aguardado lançamento do maior foguete de todos os tempos terminou em uma explosão. Quatro minutos após a decolagem, o complexo veicular Starship, da SpaceX – empresa aeroespacial fundada por Elon Musk – acionou o modo de autodestruição pouco antes da separação dos estágios.

Com 120 metros de altura, o maior veículo espacial já construído na história havia saído do chão às 10h34 da manhã (pelo horário de Brasília), a partir da Starbase, a base de lançamento da SpaceX no Texas, quando houve uma falha de pressurização, a 35 km de altitude.

publicidade
Na primeira tentativa de lançamento, ocorrida em 20 de abril deste ano, pouco antes da separação dos estágios, o foguete Starship acionou a autodestruição a 29 km do chão, quando estava caindo, devido a uma falha de pressurização ocorrida a 35 km de altitude. Crédito: SpaceX

Originalmente, a operação estava marcada para três dias antes, mas um problema de congelamento em uma válvula de pressurização detectado cerca de dez minutos antes da decolagem obrigou o cancelamento do lançamento, com a contagem sendo interrompida aos 40 segundos.

Leia mais:

publicidade

Na ocasião, Elon Musk, que além de proprietário, é CEO da SpaceX, disse que, para uma próxima tentativa, no mínimo, queria ver o foguete levantar voo, sem causar muitos danos à plataforma e arredores. Conforme noticiado pelo Olhar Digital, as expectativas do bilionário não foram atendidas, já que o lançamento provocou estragos significativos na Starbase.

Mesmo assim, o evento foi bastante elogiado não apenas por Musk, como também pela NASA, que vai usar o megafoguete da SpaceX como módulo de pouso da missão Artemis 3, para colocar astronautas na Lua novamente mais de meio século depois da última vez que a humanidade esteve por lá. 

publicidade

Elon Musk tem previsão otimista para data de novo lançamento do foguete Starship

Desde então, muita gente se pergunta quando a empresa pretende fazer uma nova tentativa de lançamento do Starship para um voo de teste suborbital. E quem responde é o próprio empresário, que disse, pelo Twitter, que a próxima decolagem deve acontecer entre seis a oito semanas.

Conforme destaca o site Space.com, essa estimativa pode ser ambiciosa, no entanto, tendo em vista toda a preparação necessária para o segundo lançamento.

publicidade

Por exemplo, uma das providências da SpaceX para reparar os danos causados à plataforma é o desenvolvimento de uma placa de aço resfriada a água que ficará embaixo dela, para evitar uma recorrência do problema. Essa placa está em fase de construção e testes, segundo Musk.

Além disso, a empresa também pode enfrentar alguns obstáculos regulatórios. Uma coalizão de grupos ambientalistas está processando a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), o órgão que emitiu a licença de lançamento da Starship, alegando que a agência não avaliou adequadamente os danos potenciais que o veículo colossal poderia infligir ao ecossistema às comunidades humanas ao redor da Starbase.

Também vale ressaltar que “seis a oito semanas” parece uma resposta padrão de Musk sobre o lançamento, independentemente de quando perguntado a respeito. Ele apresentou a mesma previsão durante uma conversa online no Twitter Spaces ocorrida em 29 de abril.

Agora, resta aguardar para ver se, desta vez, o cronograma pretendido vai realmente se cumprir conforme os planos do bilionário.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!