A nova temporada de “Black Mirror” já está entre nós! O retorno da série acontece em meio ao conflito da greve do Sindicato dos Roteiristas e, coincidentemente (ou não), o tema abordado no primeiro episódio é a ansiedade sobre a IA (inteligência artificial).
Além das melhores condições de trabalho, a paralisação dos roteiristas também enfatiza a preocupação com o uso de IA generativa para escrever roteiros, fazendo com que os estúdios hollywoodianos substituam pessoas pela tecnologia.
Leia mais:
- Disney traz más notícias para fãs de Marvel e Star Wars
- Como assistir a séries e filmes em grupo nos principais streamings?
- Netflix com propaganda: testamos o serviço, vale a pena?
Entenda o contexto do primeiro episódio:
- Na trama, uma gerente de escritório descobre que sua imagem está sendo reproduzida por uma plataforma de streaming por meio de um avatar da atriz Salma Hayek;
- Hayek vendeu sua imagem digital para ser utilizada em programas de Hollywood pela IA;
- Annie Murphy, que interpreta a gerente, direciona a crítica presente no episódio ao movimento que acontece na vida real. “Espero que isso traga à tona o que eles estão lutando e por que estão lutando”, destaca.
“Não são apenas os roteiristas sendo reclamões. São eles dizendo: ‘Podemos não ser substituídos por computadores?’ e isso é uma coisa tão assustadora para os seres humanos terem que perguntar”, diz Murphy.
Outros atores renomados, como Tom Cruise, Keanu Reeves e Hayek também já demonstraram insatisfação com o uso dos recursos artificiais durante as gravações, como as famosas deepfakes.
Por mais que eu realmente queira que as pessoas deem boas risadas e aproveitem nosso episódio chocantemente alegre quando se trata de ‘Black Mirror’, espero que desperte uma conversa adequada, ou várias conversas, sobre as terríveis repercussões que a IA pode ter se sair dos trilhos.
Annie Murphy
Cinco episódios da sexta temporada de “Black Mirror” já estão disponíveis na Netflix.
Com informações de UOL
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!