Um tremor de terra em junho de 2023 surpreendeu a população da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, em São Paulo. O fenômeno assustou muitas pessoas e alguns smartphones receberam um alerta sobre o fenômeno natural por volta das 8h da manhã.

O Olhar Digital trouxe informações importantes sobre essa ferramenta de alerta, que possui grande relevância em momentos como o ocorrido na manhã do dia 16 de junho de 2023.

publicidade

Leia mais:

O que é o alerta?

Inicialmente, o Google utiliza acelerômetros presentes nos smartphones Android em sua ferramenta de alerta de tremores para detectar terremotos. Os desenvolvedores deram prioridade à utilização desses sensores para emitir avisos sobre tremores. Os dispositivos possuem a capacidade de detectar vibrações, velocidade e outros sinais que indicam a ocorrência de um terremoto. Em seguida, eles enviam esses dados para um servidor de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada do evento.

publicidade

De acordo com o fabricante, considere os celulares como mini sismógrafos, dispositivos usados para medir a intensidade dos terremotos. O sistema envia um alerta após detectar o tremor, para permitir que as pessoas procurem abrigo em locais mais seguros, especialmente em casos de abalos de grande magnitude. Além disso, os usuários têm a opção de tocar na tela para receber dicas sobre o que fazer após eventos como esse, assim que o tremor terminar.

Como identificar a ocorrência de um terremoto?

Além do sistema de alerta, é possível conferir fontes oficiais por meio da internet. No Brasil, por exemplo, pode ser feito pesquisa com segurança quanto as informações por meio do site oficial do Centro de Sismologia da USP.

publicidade

Conforme a organização, o tremor desta sexta alcançou a magnitude de 4,0, com epicentro na Região de Miracatu Iguape/SP.

“O epicentro está entre as cidades de Miracatu (25 km), Iguape (28 km) e Itariri (32 km), numa área pouco habitada. O tremor foi sentido levemente até por moradores da cidade de São Paulo, Sorocaba e outras a mais de 100 km de distância. Tremores de magnitude 4,0 podem ser sentidos até 100 km ou um pouco mais. ” Declarou o Centro de Sismologia da USP.

Aplicativos para acompanhar registros de terremotos

Além dos sensores já nativos do sistema Android, o usuário tem à sua disposição diversos aplicativos que permitem acompanhar o registro de terremotos em diversas regiões do mundo. Confira logo abaixo 2 aplicativos com qualificação acima de 4,0 pontos:

publicidade

Radar Meteorológico (4,8 avaliações)

Desenvolvido pela SmarTeam, produtora de aplicativos, o ‘Radar meteorológico: previsão e mapas’ é um aplicativo que traz como principal função manter o usuário atualizado sobre as últimas condições do tempo de forma generalizada.

A saber, ele permite que o usuário acesse imagens de radar de alta resolução, relatórios detalhados e até um feed com notícias locais com base nos dados fornecidos do aparelho sobre a geolocalização do usuário.

Passo a passo

Tempo necessário: 5 minutos

Entenda como acessar e utilizar o alerta de terremotos em um celular Android:

  1. Instalando

    A princípio o usuário deve buscar na loja de aplicativos pelo ‘Radar meteorológico: previsão e mapas’ e clicar em Instalar; ⁣Imagem da tela de instalação do aplicativo

  2. Configurando

    Em seguida, basta clicar em abrir, para ter acesso aos conteúdos disponibilizados pela aplicação. Assim sendo, o usuário deverá aceitar os termos, autorizar o acesso às funções do aparelho para começar a utilizar o aplicativo; ⁣Imagem da tela de configuração do aplicativo

  3. Consultando informações

    Com todas as configurações personalizadas, o usuário já poderá utilizar a sua estação do tempo a poucos toques de tela; ⁣Imagem da tela de consulta do aplicativo

Terremoto (4,8 avaliações)

Assinado pela desenvolvedora de software Apendróide, o aplicativo “Terremoto”, tem como foco identificar terremotos ocorridos em todo o mundo em modo ao vivo.

Dentre as fontes que ele utiliza, estão a USGS (Serviços Geológicos dos EUA) e EMSC (Centro Sismológico Euro-Mediterrânico).

Passo a passo

1- Instalando: A saber, o usuário deve primeiramente fazer o download do aplicativo direto da loja de aplicativos;

Imagem mostrando a tela inicial do aplicativo

2- Realizando consultas de terremotos: Em seguida, basta abrir o aplicativo e fazer a conferência dos dados em tempo real; Imagem da tela de configuração e  aplicativo já configurado e pronto para uso

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!