Quase todos os sites que você visita, de sites de compras a redes sociais e bancos, insistem que você crie uma conta de usuário que exija uma senha. O cérebro humano, entretanto, não é capaz de armazenar dezenas de senhas complexas e exclusivas para todas essas contas online. 

Lembrar de uma única senha complexa já é difícil o suficiente, o que leva muitas pessoas a recorrerem à prática arriscada de reutilizar senhas fracas, como “123456789” ou “senha”, em todas as suas. Mas por que fazer isso se os gerenciadores de senhas mantêm as contas convenientemente seguras?

publicidade

Leia também:

Os 5 melhores gerenciadores de senhas

Como desbloquear celular sem senha
Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock

Um gerenciador de senhas é um serviço online que fornece um cofre criptografado, no qual você pode armazenar credenciais de login exclusivas para todas as suas contas na internet.

publicidade

Além disso, os melhores gerenciadores são compatíveis com várias plataformas e podem sincronizar automaticamente todos os logins em todos os seus dispositivos. Mas como esse tipo de aplicativo é um alvo atraente para os cibercriminosos, é importante escolher um que tenha bons históricos de segurança e transparência. 

Confira abaixo a seleção dos 5 melhores gerenciador de senhas, disponíveis para Android iOS e PC:

publicidade

1. Kaspersky

Kaspersky via App Store
Kaspersky via App Store

Esse aplicativo mantém tudo seguro, desde senhas, endereços e dados de cartões bancários até imagens de documentos confidenciais, como passaporte e carteira de motorista. Como esperado, ele também ajuda a sincronizar e acessar facilmente itens privados em diferentes dispositivos móveis, computadores e navegadores.

A versão gratuita do Kaspersky Password Manager tem todos os benefícios oferecidos pela versão premium, mas só permite que cada usuário armazene um total máximo de 15 entradas.

publicidade

2. NordPass

NordPass via App Store
Apesar das imagens na App Store estarem em inglês, o aplicativo tem versão em português/NordPass via App Store

Desenvolvido pela Nord Security, empresa por trás da conhecida Nord VPN, esse gerenciador de senhas é relativamente novo no mercado, mas ainda é uma das principais opções nas lojas de aplicativos.

Com o plano gratuito do NordPass, usuários podem armazenar um número ilimitado de itens em todos os seus dispositivos e obter acesso a recursos básicos adicionais, como um gerador de senhas, autenticação multifatorial avançada e sincronização automática. 

Com os planos premium, no entanto, você também obtém relatórios de integridade de senhas, verificação e monitoramento de violação de dados, histórico de senhas, acesso de emergência e outros recursos.  

3. Dashlane

Dashlane via App Store
Dashlane via App Store

O Dashlane é elogiado principalmente por sua segurança, pois executa todas as tarefas básicas e avançadas esperadas de um gerenciador de senhas, além de fornecer uma VPN, manter um histórico de logins e verificar as contas em busca de senhas fracas e comprometidas.

Um ponto negativo é que o plano premium do Dashlane é caro, e a opção de plano gratuito é bastante restritiva – embora a versão gratuita também tenha armazenamento para 50 senhas, ela é limitada a apenas um dispositivo.

4. Keeper

Keeper Via App Store
Keeper Via App Store

O Keeper é famoso por ser fácil de usar em várias plataformas e navegadores. Ele também oferece recursos como suporte à autenticação multifator e compartilhamento seguro, além disso, o pacote familiar tem um custo-benefício satisfatório, com complementos de segurança que permitem aos usuários personalizarem a segurança com base em suas necessidades.

Infelizmente, o Keeper não oferece um plano gratuito, mas todos os usuários têm direito a uma avaliação gratuita de 30 dias antes do investimento.

5. 1Password

1Password via App Store
1Password via App Store

Esse aplicativo oferece suporte para Windows, macOS, Linux, Android e iOS, o que torna sua funcionalidade de preenchimento automático perfeita, agilizando o login dos usuários em diferentes contas e plataformas. Ademais, o compartilhamento de senhas é simples e pode abranger até as pessoas que não usam o 1Password. 

Embora também não haja um plano gratuito disponível para este gerenciador, cada assinatura inclui uma avaliação gratuita de 14 dias para começar.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!