Alguns motoristas andam acima do limite de velocidade e freiam só quando chegam perto dos radares para tentar escapar das multas. Se depender de um novo equipamento testado no estado de São Paulo e em Curitiba (PR), essa prática está com os dias contados.

Leia mais:

Como o novo radar funciona

Estamos falando do radar *Doppler.

  • Diferente dos modelos convencionais, que usem sensores na pista para medir a velocidade, o Doppler faz o mesmo usando ondas eletromagnéticas disparadas na direção dos veículos.
  • Essa onda é refletida e captada por antenas instaladas dentro do aparelho.
  • O equipamento usa este sinal para chegar à velocidade atual do carro, motocicleta ou caminhão na estrada.
  • Ele também consegue distinguir a fiscalização entre veículos próximos para não gerar confusão nos dados.
Radar Dopper.
A novidade já ganhou homologação do Inmetro. Imagem: Divulgação/Prefeitura de Curitiba

Outro diferencial é que o radar consegue medir a velocidade dos automóveis antes do ponto de instalação e ainda cerca de 50 metros à frente. Dessa forma, se o motorista acelerar logo depois que passar pelo radar, ele também será multado.

publicidade

A tecnologia vai além de monitorar só a velocidade e pode identificar outras infrações, como avançar em sinal vermelho ou mudar de faixa em local proibido, por exemplo.

No fim, a ideia é simples: fazer com que o condutor respeite as regras de trânsito e os limites de velocidade e não desacelere apenas para passar pelo radar. Por enquanto, não há informações de quando o equipamento chega em outras regiões do Brasil.

*‘Efeito Doppler’ é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto em movimento em relação ao observador (daí o nome). 

Radar contra veículos barulhentos 

Outro sistema baseado em uma tecnologia francesa para combater o barulho excessivo dos veículos também está sendo testado nas ruas de Curitiba (PR). Saiba mais sobre ele aqui.

Com informações do Tilt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!