No ano que vem, teremos a aguardada Olimpíada de Paris. Como qualquer grande cidade, a capital francesa tem na mobilidade urbana um desafio. Pensando nisso, a empresa alemã Volocopter quer inaugurar um serviço de táxi aéreo com suas aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical (eVTOLs) para facilitar o deslocamento de clientes pelo evento.

A fabricante já tem os modelos, mas ainda enfrenta desafios regulatórios dos veículos. Além disso, precisa convencer os investidores de que a empreitada faz o risco valer a pena.

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Leia mais:

Desafios regulatórios

  • A Volocopter tem o desafio de certificar as aeronaves para poderem atuar no serviço de táxi aéreo.
  • Se conseguir, ela seria a primeira; nenhuma fabricante similar conseguiu a certificação até agora.
  • A aeronave da empresa ainda deve passar por testes.
  • A companhia precisa providenciar à European Union Aviation Safety Agency (EASA), a agência reguladora europeia, milhares de página de documentação sobre o modelo.
  • Os testes acontecerão na Alemanha no próximo mês, com piloto e passageiro a bordo.
Helicóptero da Volocopter pretende agilizar o serviço e servir como alternativa de transporte na Olimpíada (Foto: Volocopter/Reprodução)

Confiança

Outro desafio é a confiança.

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Enquanto a Volocopter está realizando testes para estar apta a decolar, outras empresas já adiaram suas datas de lançamento.

O CEO da Volocopter, Dirk Hoke disse à Reuters que também é necessário “credibilidade e reputação” para que os investidores embarquem no projeto. Isso porque uma instabilidade no mercado de investimento faz com que os envolvidos optem por opções mais seguras.

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Investimentos

Analistas preveem que outras empresas do setor podem ter dificuldades ou desistir nos próximos anos, devido ao mercado investidor instável.

De acordo com dados da McKinsey, o financiamento para projetos de mobilidade aérea urbana caiu de US$ 1,2 bilhão durante o primeiro semestre de 2022 para US$ 710 milhões no mesmo período este ano.

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VoloConnect, da Volocopter
VoloConnect, da Volocopter, é um dos modelos de táxi aéreo (Imagem: Divulgação/Volocopter)

Esperança

Porém, a Honeywell International, fornecedora no setor de mobilidade aérea urbana, vê um potencial na indústria.

A empresa credita isso à demanda de viagens, a preocupações climáticas e à necessidade de infraestrutura dos serviços.

Ainda mais em tempos de Olimpíada, a Volocopter pode ter uma esperança.

Com informações de Reuters

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