Um funcionário público indiano deixou seu Samsung S23 cair no reservatório de Paralkot, no estado de Chhattisgarh, enquanto tirava uma selfie. Alegando que o celular armazenava informações confidenciais do governo, juntou moradores locais para recuperar o dispositivo. Spoiler: o smartphone parou de funcionar.

Para isso, o inspetor de alimentos governamental Rajesh Vishwas drenou dois milhões de litros de água do reservatório para encontrar seu aparelho. Após praticamente esvaziar o local para recuperar o dispositivo, o caso ganhou repercussão na mídia, resultando na sua suspensão do trabalho e uma multa por desperdiçar água.

publicidade

Leia mais:

Em entrevista ao The Indian Express, ele disse que alguns moradores da região mergulharam para encontrar seu telefone. De acordo com o funcionário público, a busca durou dois dias e não teve sucesso.

publicidade

Então, os moradores sugeriram drenar o local para localizar o Galaxy S23. Vishwas ligou para o Departamento de Recursos Hídricos, que deu a permissão para remover a água. Ele afirmou ter retirado cerca de um metro de água.

Liguei para o oficial subdivisional (SDO) do Departamento de Recursos Hídricos, que deu permissão oral, afinal eram apenas alguns metros de água. Na noite de terça-feira, aluguei uma bomba a diesel por 7.500 rúpias e drenei cerca de um metro de água do reservatório em um período de dois dias.

Rajesh Vishwas em entrevista ao The Indian Times.

Após a drenagem, o telefone foi encontrado e, como esperado, estava todo danificado.

publicidade

De acordo com as autoridades locais, foram removidos mais de dois milhões de litros de água do reservatório. Posteriormente, o Departamento de Recursos Hídricos confirmou que permitiu a retirada de água, mas “não tanto”.

A história do funcionário foi parar nas manchetes de jornais locais e viralizaram recentemente. Com a repercussão do caso, ele disse que a mídia exagerou, alegando que a água do reservatório “é usada apenas para piqueniques, para banho e não para irrigação ou finalidade semelhante”.

publicidade

Rajesh Vishwas foi suspenso pelo órgão distrital de Kanker, onde trabalhava. Em entrevista ao jornal The National, Priyanka Shukla, autoridade de Kanker, disse que ele foi suspenso que até um inquérito seja instaurado.

Conforme informou o The Guardian, no final de maio ele recebeu uma multa de 53.092 rúpias (cerca de R$2.700) pelo departamento de irrigação do estado.

Com informações de The Indian Express e The Guardian.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!