Veículos e Tecnologia

Fabricante de aviões elétricos da Embraer pode vender carros voadores

A fabricante de aviões elétricos Eve anunciou nesta terça-feira (20) que assinou carta de intenções para possivelmente vender seus “carros voadores” para três outras empresas operá-los. A companhia é controlada pela brasileira Embraer e deve fornecer até 150 modelos, inclusive para rodar no Brasil.

Leia mais:

Venda

  • A Eve anunciou durante o Paris Airshow que pretende vender os carros voadores para as companhias Voar Aviation, Nordic Aviation e Wideroe Zero;
  • O acordo estima que sejam 70 veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (os eVTOLs) para a Voar, 30 aeronaves para a Nordic e 50 para a Wideroe;
  • A empresa já tem mais de 2,8 mil pedidos para os veículos antes mesmo de iniciar a produção;
  • Além disso, a Eve recentemente concluiu os testes em túnel de vento para veículo futurista que deve realizar operações comerciais em 2026.

Volocopter é outra empresa que pretende adotar serviços de taxis aéreos (Imagem: Divulgação/Joby Aviation)

Onde os carros voadores vão operar

De acordo com o acordo assinado pela Eve, os “carros voadores” vendidos para a Voar operariam em áreas metropolitanas e pontos turísticos do Brasil, como São Paulo, Florianópolis e Salvador.

A Nordic adquiriu 15 unidades para a empresa e mais 15 para serem alugados para operadores de frota. Já a Wideroe lançará operação própria de “carros voadores” na Escandinávia.

Empresa Eve é controlada pela brasileira Embraer (Imagem: Divulgação/Emnrae )

eVTOL

Os eVTOL são um misto de carro e helicóptero elétrico. A proposta dos veículos é desafogar o tráfego rodoviário nas cidades mais movimentadas, além de promover a adoção dos elétricos, como parte de objetivos sustentáveis.

As iniciativas do setor têm chegado como alternativas de revolucionar a mobilidade urbana com soluções aéreas.

Com informações de Reuters

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 21 de junho de 2023 21:21

Compartilhar
Publicado por
Vitoria Lopes Gomez