A empresa Ebusco, da Holanda, anunciou o lançamento de um ônibus elétrico voltado para circular somente no entorno das cidades, mas com bateria suficiente para sair de São Paulo (SP) e literalmente chegar em Belo Horizonte (MG) sem parar para carregar e nem descansar.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O ônibus da Ebusco é voltado para circular apenas dentro da cidade, mas conta com autonomia para enormes distâncias
  • Ele utiliza dois pacotes de baterias com 125 kW e a versão com 18 metros é capaz de rodar por até 700 quilômetros com apenas uma carga
  • Carroceria mais leve e melhorias nos motores garantem autonomia excelente para fazer o ônibus rodar por mais tempo sem parar
  • As primeiras unidades do ônibus elétrico foram entregues para a cidade de Hilversum, na Holanda

Com nome de 3.0 (sim, só isso), o ônibus foi entregue para a cidade de Hilversum, na Holanda e ele tem 12 metros de comprimento, enquanto uma versão com 18 metros deve chegar em breve ao país da Europa. Ele tem material 27% mais leve na carroceria e a expectativa da empresa é de ter este veículo rodando nas ruas por cerca de 25 anos.

A Ebusco diz ter reduzido consideravelmente o consumo energético a partir de dois pacotes de baterias com 125 kW cada. Este conjunto é capaz de rodar 575 quilômetros com apenas uma carga, enquanto o modelo de 18 metros pode fazer até 700 km. É mais do que o suficiente para sair de São Paulo e ir até Belo Horizonte, sem recarga.

publicidade

Empresa fabricará 3 mil ônibus elétricos por ano

Assim como praticamente todo carro movido por baterias, o ônibus elétrico tem todo o conjunto de baterias no chão. Com isso o centro de gravidade fica deslocado para baixo e é mais difícil tombar assim.

Ainda não sabemos quanto custa cada ônibus 3.0, mas claramente ele tem valor de rodagem inferior ao equivalente com motor movido por combustão interna. De qualquer forma, a produção em massa dele já iniciou e a Ebusco pretende fabricar 3 mil modelos por ano.

publicidade

Com informações: Electrek.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!