Mesmo com os descontos oferecidos pelo governo, o conceito de “carro popular” não é o mesmo do passado e passa longe de competir com os preços praticados nos anos 1990. Na época, com outro cenário econômico no país, era possível comprar um Fiat Uno zero por menos de R$ 10 mil, por exemplo — quase seis vezes mais barato que os carros menos caros do mercado hoje.

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Aproveitando o boom do tema, vamos relembrar outro clássico do mercado automotivo nacional: a Brasília. O modelo foi o mais popular da Volkswagen no Brasil depois do fusca e se despediu em 1982, quando o Gol já caminhava para se tornar o novo “queridinho” dos brasileiros. Quanto será que o modelo original custaria hoje?

Como era e quanto custava a Brasília?

  • A perua compacta da VW vendeu mais de 950 mil unidades e nasceu em 1973.
  • Nos seus nove anos de vida, a Brasília brigou com rivais de peso como o Chevette hatch da GM.
  • Apesar do tamanho reduzido (17 cm menor que o Fusca), o espaço interno bem aproveitado era um atrativo, uma cortesia da carroceria que abusa das linhas retas.
  • O motor original 1.3 logo foi trocado pelo 1.6 e, assim como no Fusca, ficava na traseira e gerava 60 cavalos, uma marca até considerável na época. 
  • Em 1976, o modelo ganhou um incremento de 5 cavalos e ficou mais econômica com o motor de carburação dupla (13,4 km/l de gasolina na estrada).
  • A Brasília original custava em junho de 1973 o equivalente a R$ 7,5 mil.
VW Brasília 1973.
VW Brasília 1973. Imagem: Divulgação/Volkswagen

Quanto custaria a mesma Brasília hoje?

O preço mais atraente ficou no passado. Em 2023, o valor corrigido da Brasília 1973 subiu mais de 16 vezes e fica acima dos R$ 121 mil (segundo o índice IGP-DI/FGV). Como comparativo, dá para levar um Renault Kwid e um Fiat Mobi novo juntos por essa quantia e ainda sobra um troco.

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Com informações da Quatro Rodas

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