Um novo recurso em carros da Tesla foi descoberto pelo hacker de software conhecido na internet como @greentheonly. O hacker é tem um histórico com a montadora. Anteriormente, já divulgou outras descobertas em sua conta no Twitter, como o controle de ajuste dos assentos elétricos e a câmera central do Model 3.

Resumo

  • O recurso divulgado no último sábado (17) pelo hacker revelou o “Modo Elon”, uma configuração secreta que permite aos motoristas usarem sistemas avançados de assistência — que não são disponibilizados por padrão — nos veículos da Tesla, como piloto automático e direção totalmente autônoma.  
  • Essas configurações secretas permitem que o motorista dirija com as mãos fora do volante por mais tempo.  
  • Desde 2016, Elon Musk, CEO da Tesla, promete entregar um carro autônomo. Em outras ocasiões, já disse que os veículos da montadora seriam capazes de dirigir sem nenhuma intervenção humana até o final de 2017;  
  • A promessa não é uma realidade atualmente. Afinal, os carros da Tesla ainda não são completamente autônomos e funcionam com recursos de assistência ao motorista;  
  • Ao usar o modo piloto automático (Full Self-Driving), o EV emite um alerta solicitando que o usuário pressione os volantes durante alguns períodos para confirmar que está atento ao percurso.  

Após encontrar o recurso que nomeou de “Modo Elon”, @greentheonly compartilhou alguns vídeos no Twitter usando as configurações secretas que descobriu.

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Nas publicações, o hacker afirma que o sistema parece mudar de faixa aleatoriamente e dirige devagar em rodovias.  

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Tecnicamente, o que o “Modo Elon” faz é desativar o recurso chamado de “nag”, que exige que os usuários pressionem o volante quando utiliza o modo de piloto automático.

Conforme relata a CNBC, caso o motorista não segure o volante quando solicitado, o veículo emite um som. Se ainda assim o motorista não pressionar o volante, o carro pode desativar temporariamente o piloto automático por várias semanas.   

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No ano passado, Elon Musk disse que o “nag” seria removido em parte dos veículos da Tesla em janeiro desse ano — o que não aconteceu. Em abril, o CEO respondeu um tuíte afirmando que a empresa está “reduzindo gradualmente” o nag de maneira proporcional às melhorias de segurança dos sistemas da empresa.  

Ainda não há previsão de quando o modo completamente autônomo chegará aos clientes da Tesla.. 

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Com informações de The Verge e CNBC.

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