Uma pista que está sendo construída pelo governo do Egito no distrito de Montazah, na cidade de Alexandria, é alvo de críticas por moradores da região. A Ponte Sadat será uma pista elevada bem próxima à costa da praia, segundo o jornal Express.

De um lado, o governo local afirma que essa construção proporcionará melhor experiência para turistas e visitantes. De outro, alguns cidadãos e especialistas afirmam que esse projeto representa ameaça, e o chamam de “crime contra o Egito”.

Leia mais:

A construção dessa ponte percorre a orla da praia de Montazah, localizada na famosa cidade de Alexandria — uma das maiores do Egito. Essa é só uma das muitas praias da região, que atraem muitos turistas, principalmente durante o verão.

publicidade

Com essa justificativa, o governo aponta que a ponte Sadat será ótima aliada do tráfego na área leste de Alexandria. Além da ponte, o projeto também visa a construção de túnel e uma passarela para pedestres.

Ponte Sadat e o meio ambiente

Muito além de promover “melhor experiência para turistas”, os moradores locais e especialistas alertam sobre os riscos dessa construção que é demasiadamente próxima da praia, e que, além de promover danos à praia, também pode promover a destruição de ecossistemas marinhos.

  • Wael Idriss, morador da região, afirma que a construção é “equivalente a um crime cometido contra a costa litorânea” da cidade. Ele também complementa que a praia em questão “já foi destruída e transformada em meros blocos de concreto”;
  • As imagens dessa constrição também geraram revolta nas redes sociais. “Construir uma ponte e um túnel em uma praia vai além da ignorância e a provocação ao povo,” escreveu um internauta no Twitter;
  • Segundo Mohamed Ibrahim Gabr, professor de planejamento urbano, o governo local poderia ter optado por outras formas de lidar com o aumento no fluxo de tráfego na região, e Magdi Allam, secretário-geral da Federação Egípcia para o Desenvolvimento Sustentável, complementa pontuando que essa construção poderá gerar “efeitos negativos na vida marinha na área”. 

Com informações de Mega Curioso

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!