Dropbox: nova ferramenta pode encontrar qualquer arquivo na web

Nova tecnologia de IA da plataforma consegue fazer busca universal por arquivos pessoais
Por Alisson Santos, editado por Rodrigo Mozelli 21/06/2023 23h43
shutterstock_1844100346
Imagem: rafapress/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um serviço capaz de procurar por arquivos pessoais em todos os lugares da internet já foi pensado por diversas empresas, mas nenhuma delas investiu nesse projeto — até agora. O Dropbox está desenvolvendo nova ferramenta que terá esse propósito, por meio dois recursos distintos de IA (inteligência artificial).

As duas IAs são diferentes, mas suas funções são parecidas, e estão interligadas na plataforma. Uma delas é mais simples e focada em resumir e consultar documentos. A outra é o grande destaque, sendo um mecanismo de busca universal que pode acessar seus arquivos tanto no Dropbox, quanto em qualquer outro lugar da internet, o Dash.

Leia mais: 

Entenda como funciona esse projeto ambicioso do Dropbox:

  • O Dash foi adquirido pela plataforma via compra da Command E, em 2021;
  • Drew Houston, CEO do Dropbox, afirma que suas coisas não são mais apenas arquivos e pastas, então o Dropbox também não pode ser;
  • “O que costumava ser 100 arquivos ou ícones em sua área de trabalho […] agora são 100 guias em seu navegador, com seu Google Docs, Airtables, Figmas e tudo mais”, diz Houston;
  • Todas as ferramentas são melhores, mas resistem à organização útil, e deverão facilitar na busca por um arquivo em específico quando você não souber onde ele está.

O Dash é dividido em duas partes: uma delas é um aplicativo de desktop, que funciona como pesquisa universal em qualquer parte do seu dispositivo ou aplicativos conectados; e a outra é uma extensão de navegador, que também oferece essa pesquisa, mas também transforma sua nova página de guia em tipo de lista selecionada – intitulada de “pilha”, que não é nada mais que uma versão atualizada de uma pasta — e com uma capacidade muito maior de armazenamento.

“As pessoas estão procurando tipo maior de flexibilidade”, afirma Devin Mancuso, diretor de design de produtos do Dropbox, “ou quando se trata de guias e aplicativos, eles estão pensando em agrupá-los e organizá-los de maneiras ligeiramente diferentes”. 

O novo Dropbox AI já está disponível para todos os assinantes Pro da plataforma.

Com informações de The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Alisson Santos
Redator(a)

Alisson Santos é estudante de jornalismo pelo Centro Universitário das Américas (FAM). Atualmente é redator em Hard News no Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.