A Getty Images abriu um processo contra a Stability AI no Supremo Tribunal de Justiça de Londres, alegando que a empresa infringiu direitos autorais de conteúdos de propriedade ou representados pelo banco de imagens.

O processo acontece pouco tempo após o processo aberto por três artistas norte-americanos, em nome de diversos artistas, contra o Midjourney e Stability AI, alegando que as empresas desses softwares utilizam uma ferramenta de colagem que une obras protegidas por direitos autorais.

publicidade

Leia mais:

Imagem: Crédito editorial: Zhuravlev Andrey / Shutterstock.com

“A posição da Getty Images é que a Stability AI copiou e processou ilegalmente milhões de imagens protegidas por direitos autorais e os metadados associados pertencentes ou representados pela Getty Images sem uma licença para beneficiar os interesses comerciais da Stability AI e em detrimento dos criadores de conteúdo”, disse a empresa em comunicado.

publicidade

A Getty observa que forneceu licenças aos principais “inovadores de tecnologia” para treinamento de sistemas de inteligência artificial, mas que respeitassem os direitos de propriedade intelectual. De acordo com a empresa, o processo acontece pela Stability AI não ter solicitado essa licença.

“A empresa não entrou em contato com a Getty Images para utilizar nosso material ou o de nossos colaboradores, por isso estamos tomando medidas para proteger nossos direitos de propriedade intelectual e os de nossos colaboradores.”, disse Craig Peters, CEO da Getty Images em entrevista ao The Verge.

publicidade

O problema entre bancos de imagens com geradores de arte por IA

Uma análise realizada pelo tecnólogo e blogueiro norte-americano, Andy Baio e seu amigo programador, Simon Willison, juntou 12 milhões de imagens usadas no treinamento do Stability AI. Dessas imagens cerca de 47% eram retiradas de aproximadamente 100 domínios de diversos sites, serviços e bancos de imagens como o Pinterest – mais de um milhão de imagens, Tumblr (28.000), Shutterstock (10.000) e o próprio Getty Images (15.000).

Shutterstock fará parceria com o gerador de artes por AI, DALL-E 2

Em outubro de 2022, o popular banco de imagens Shutterstock, concorrente do Getty Images, anunciou uma parceria com a Open AI, empresa responsável pelo gerador de imagens com inteligência artificial, DALL-E 2.

publicidade

A parceria ganhou um slogan, “Shutterstock + OpenAI: A Criatividade à Velocidade da Sua Imaginação”  e possibilitará que os clientes da empresa possam criar imagens criativas instantaneamente baseadas nas palavras e termos digitados pelos usuários.

Para mais informações acesse a matéria completa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!