A Toyota não é a empresa mais conhecida por seus carros elétricos, mas na Europa ela diz estar pronta para vender apenas EVs no momento em que a lei da União Europeia obrigar isso. Como ficou claro, não é bondade da empresa japonesa e sim apenas aceitar uma regra nova e que está imposta para todos os países deste mercado.

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O que você precisa saber:

  • A Toyota não tem muitos carros elétricos e reluta em lançar veículos que abandonam completamente a gasolina
  • Mesmo assim, ela diz estar preparada para vender apenas carros elétricos na União Europeia a partir de 2035
  • Neste momento toda empresa que quiser continuar vendendo carros e vans novas no bloco, precisa de todo catálogo sem emissões
  • Mesmo sem muito esforço para ter elétricos agora, a Toyota está desenvolvendo uma bateria que beira autonomia de 1,5 mil quilômetros com apenas uma carga

Se uma empresa quiser continuar vendendo carros novos no bloco europeu, ela precisa eliminar todas as emissões de carbono deles até 2035. Com isso a fabricante não pode ter sequer modelos híbridos, mas sim completamente elétricos ou de outra forma de propulsão, como os carros com combustível de hidrogênio – que liberam água como sobra da reação responsável por tracionar as rodas.

Relutante, Toyota trabalha em bateria revolucionária

A Toyota não vem colaborando para este objetivo e os modelos elétricos são raros, mesmo com a companhia japonesa desenvolvendo baterias de estado sólido para beirar 1,5 mil quilômetros de autonomia em apenas uma carga. Pois bem, em conversa durante a Automobile News Europe Congress, o responsável pelas operações no bloco, Matt Harrison, comentou que a empresa está pronta e vai seguir a lei.

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Toyota bZ4X, um dos poucos elétricos da marca (Imagem: divulgação/Toyota)
Toyota bZ4X, um dos poucos elétricos da marca (Imagem: divulgação/Toyota)

Segundo o executivo, até 2022 as vendas de carros elétricos para a Europa estavam em 0%, com expectativa de alcançar 15% dos contratos em 2025 e 55% deles em 2030. Em números reais, a Toyota deve fabricar 1,7 milhão de veículos movidos por bateria a cada ano em 2030, dentro de um total de 3,5 milhões de outros com gasolina ou hidrogênio.

A bondade da Toyota existe apenas por conta das novas leis e ela não é exclusiva da montadora japonesa. Toda e qualquer empresa que quiser continuar no bloco enquanto vende carros e vans novas, precisará fazer exatamente a mesma coisa.

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Com informações: InsideEVs.

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