O microcarro elétrico Ark Zero foi lançado esta semana como a proposta de ser o veículo mais barato do Reino Unido. Pensando nisso, o modelo chega ao mercado abaixo de £6 mil (cerca de R$ 37,2 mil na cotação atual).

O EV “baratinho” foi projetado e construído pela Ark, uma startup de veículos elétricos de Londres. Com preço atraente, o modelo promete impulsionar a transição do Reino Unido para meios de transporte mais limpos e sustentáveis, diz a empresa.

publicidade

Leia mais:

Como é o microcarro elétrico

  • Estamos falando de um veículo realmente pequeno. Suas medidas são: 2,5 m de comprimento, 1,2 m de largura, 1,62 m de altura e apenas 1,72 m de distância entre-eixos.
  • A carroceria mais estreita significa que cabem apenas dois adultos no carro (o motorista e um passageiro no banco traseiro).
  • A carroceria e o chassi são unificados em uma única peça feita de alumínio.
  • O alumínio foi escolhido pela maior absorção e dissipação de energia em comparação com uma carroceria de aço em caso de acidente. Além disso, é mais leve e não sofre corrosão.
  • O Ark Zero também é muito leve, pesando menos de 500 kg (489 kg para ser mais exato).
  • Sua autonomia por carga é de 80 km e a velocidade máxima é 45 km/h.
  • Quem empurra o microcarro elétrico é um motor elétrico de 2,2 quilowatts.
  • A unidade alimentada por uma bateria de íon de lítio de 80 Ah gera 3 cavalos.
Imagem: Divulgação/Ark

O Ark Zero veio para brigar com outros compactos elétricos no mercado europeu, como o francês Citroën Ami e o Fiat Topolino, por exemplo. O “carrinho” vem de fábrica com um carregador Tipo 1 (até 7,4 kW).

publicidade

Segundo a empresa, uma carga completa leva de seis a oito horas e custa menos de uma libra esterlina (R$ 6,21).

Interior do Ark Zero. Imagem: Divulgação/Ark

Disponibilidade

Por enquanto, o EV de duas portas será vendido online apenas no mercado britânico. Os carros serão entregues aos clientes dentro de 14 a 16 semanas após a confirmação do pedido, informa a fabricante. 

publicidade

Vendido em versão única, o pacote inclui teto solar, câmera de ré, luzes de LED, tela central de entretenimento e Bluetooth. Os clientes podem escolher entre quatro cores: vermelho, preto, branco e cinza.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!