O ChatGPT oferece funcionalidades que trazerem mais praticidade e agilidade para realizar múltiplas tarefas no cotidiano. Funções que antes tomavam muito tempo, como a criação de legendas para mídias sociais ou a produção de um roteiro, por exemplo, agora conseguem ser feitas com menos tempo.

O Olhar Digital trouxe quatro formas de conversar com o ChatGPT por voz.

Leia mais:

Usando o ChatGPT no modo avançado

Como a própria OpenAI divulgou em suas mídias sociais, a versão Web do ChatGPT não permite usar comandos de voz para interagir com o chatbot, porém existem alguns truques para contornar essa limitação.

publicidade

Em suma, é possível ativar a função de ditado por voz nas configurações de acessibilidade de computadores tanto com sistema Windows quanto MacOS, por exemplo. Além de ser possível instalar extensões do Chrome que convertem fala em texto. Assim como é possível usar o ChatGPT no celular para poder usufruir desse recurso inteligentemente através do aplicativo oficial do chatbot.

Porém, vale ressaltar, que essa função em smartphones atualmente só está disponível para dispositivos com sistema IOS.

4 formas de usar o ChatGPT por voz

A utilização de comandos de voz favorece interações entre usuário e máquina de forma bem mais rápida, graças a inteligência artificial (IA) e permite poupar o tempo que seria gasto digitando.

1 – Usando o aplicativo do ChatGPT no iPhone (IOS)

É possível usar a função de voz por meio do aplicativo apenas do iPhone (IOS). Para isso, basta tocar no ícone de microfone na barra de pesquisa, falar sua pergunta e aguardar o assistente da OpenAI retornar com a resposta.

Em resumo, o ChatGPT reconhecerá a voz do usuário e responder de forma automática. Quanto a versão para Android, ainda não existe uma previsão de lançamento.

2 – Utilizando o Gboard no celular

Imagem mostrando o aplicativo Gboard
O Gboard é uma opção viável para usar o ChatGPT por voz. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Conhecido com um aplicativo de teclado virtual inteligente e prático, desenvolvido pela BigTech Google. O Gboard está disponível na maioria dos telefones com sistema Android. Além, de ser possível usar essa ferramenta também no iPhone (IOS).

A saber, entre outras funções, o teclado da Google permite ao usuário fazer o uso de comandos por voz para escrever. Por isso, é uma alternativa, principalmente para os usuários de Android que desejam ditar prompts para o ChatGPT.

3 – Usando a ferramenta de ditado por voz do Windows ou Mac

Geralmente computadores com sistema tanto Windows quanto MacOS podem aproveitar o recurso de ditado por voz para ensinar o ChatGPT. Para ativar o controle por fala no MacOS, basta o usuário ir até ‘Ajustes do Sistema’ e buscar por ‘Acessibilidade’ no menu.

Em seguida, vá em ‘Controle por Voz’ e clique para fazer a ativação da função. De forma instantânea um microfone será exibido na tela. Daí então, é só ditar o comando desejado e o texto será transcrito de forma automática.

Imagem da tela do Mac com o acesso ao ChatGPT
O ChatGPT pode auxiliar no dia a dia de diversos setores da indústria. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Já no Windows, o usuário deve ir ao menu ‘Iniciar’, depois abrir as configurações. Em seguida, procurar por ‘Hora & Idioma’ e selecionar a opção ‘Fala’ logo depois. Chegando na opção ‘Microfone’, deve clicar em ‘Introdução’. A Janela do assistente de fala será aberta de forma automática. Depois de todos os procedimentos passados acima, basta ir até o ChatGPT e dar as instruções por voz alta.

4 – Extensões do Chrome

A Chrome Store tem vários plug-ins de conversão de texto em fala, incluindo recentemente as extensões desenvolvidas especificamente para o ChatGPT.

Voice In – Speech-To-Text Dictation

Essa aplicação para Chrome traz funções de comando de voz de forma rápida e objetiva. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

Essa é uma extensão que transcreve a fala em texto de forma automática. Ela é focada em ditar e-mails, escrever no ChatGPT e até auxiliar em anotações que necessitam de rapidez. Em suma, tem um funcionamento bem fluído e compatível com a maioria dos sites em que há uma caixa de texto e função de tradução.

Talk to ChatGPT

Essa ferramenta além de permitir comandos de voz no Chatbot da OpenAi, oferece um recurso onde o usuário coloca o sistema para ler as respostas do ChatGPT por meio de diferentes vozes de inteligências artificiais.

VoiceWave: ChatGPT Voice Control

Imagem da tela da página do aplicativo
Essa aplicação é um dos mais completos voltados para o ChatGPT. (Imagem: Lucas Gabriel MH)

É uma extensão desenvolvida para o uso apenas no ChatGPT. Dentre suas principais características estão, os recursos de personalização, como, por exemplo, o envio de mensagens de forma instantânea após o término da fala.

Em suma, quando o usuário instala a aplicação no navegador, a ferramenta de ditado por voz é ativada de forma automática, e logo aparece um ícone de microfone ao lado da caixa de prompts do ChatGPT. Assim, é possível conversar com a IA sem precisar digitar.

Voice Control for ChatGPT

Entre as mais escolhidas dos editores da loja de aplicativos do Chrome, essa extensão possibilita a transcrição de textos por meio de comandos de voz e também a leitura das respostas do Chatbot.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!