O diretor de operações do TikTok, V. Pappas – que usa os pronomes “ele” e “dele” – vai sair da empresa, após quase cinco anos de trabalho. Atualmente, ele é o principal executivo da rede social nos EUA. Sua saída estabelece uma transição de liderança num momento crucial no mercado mais importante para a empresa.

Para quem tem pressa:

  • O diretor de operações do TikTok, V. Pappas – que usa os pronomes “ele” e “dele” – vai sair da empresa, após quase cinco anos de trabalho;
  • Atualmente, ele é o principal executivo do TikTok nos EUA;
  • Com a sua saída, Zenia Mucha (veterana da Disney) assumirá o novo papel de chefe de marca e diretora de comunicações;
  • Já Adam Presser, chefe de gabinete de Chew, se tornará o chefe de operações do TikTok;
  • Ao longo de seu tempo no TikTok, Pappas se concentrou em defender os criadores de conteúdo do aplicativo.

Em notas aos funcionários, Pappas e o CEO do TikTok, Shou Chew, disseram que o executivo ia sair da companhia para perseguir ambições empresariais (não especificadas.) No entanto, Pappas deve continuar como consultor estratégico da empresa.

publicidade

Leia mais:

Pappas presidiu um período de crescimento e tumulto extremamente rápidos, à medida que o TikTok avançava para se tornar um dos aplicativos de mídia social mais populares nos EUA e enfrentava controvérsias constantes, principalmente sobre preocupações em torno de sua propriedade pela ByteDance, com sede em Pequim.

publicidade

O anúncio de Pappas ocorre num momento em que o TikTok enfrenta uma nova rodada de intensa pressão para convencer os legisladores dos EUA de que seus dados de usuário e algoritmo não estão sujeitos à lei chinesa.

Dança das cadeiras no TikTok

Pessoa com dedo sobre logomarca do TikTok na tela de um celular
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Em seu e-mail aos funcionários, Chew anunciou novos compromissos relacionados à saída de Pappas.

publicidade

A veterana da Walt Disney, Zenia Mucha, assumirá o novo papel de chefe de marca e diretora de comunicações do TikTok. E Adam Presser, chefe de gabinete de Chew, se tornará o chefe de operações do TikTok.

Mucha tem aconselhado Chew sobre como lidar com as críticas dos EUA sobre os laços do aplicativo com a China. Durante suas duas décadas na Disney, a executiva atuou como chefe de comunicação, supervisionando um portfólio que variava de questões geopolíticas a relações com fãs.

publicidade

A capacidade do TikTok de incentivar a criatividade, conectar pessoas e criar comunidades é nada menos que inspiradora e estou animada por ingressar nesta empresa inovadora e dinâmica.

Zenia Mucha, assumirá o novo papel de chefe de marca e diretora de comunicações do TikTok

Presser, em sua nova função, assumirá a responsabilidade pelo conteúdo e pelas operações do usuário, além de continuar na liderança do gerenciamento de projetos da empresa.

Desde que ingressou no TikTok, em 2022, Presser trabalhou nos esforços da empresa para proteger seus dados na Europa (chamado Project Clover), apoiou os esforços de relações governamentais e trabalhou no planejamento estratégico.

Trajetória de Pappas

Diretor de operações do TikTok, V. Pappas
(Imagem: Getty Images)

Quando o TikTok abordou Pappas, em 2018, sobre ingressar na empresa como gerente geral nos EUA, o aplicativo era pouco conhecido no país para além dos adolescentes que ditavam tendências.

Pappas construiu uma reputação concentrando-se na construção da comunidade de criadores no YouTube durante oito anos de rápido crescimento. No TikTok, ele foi atraído pela primeira experiência móvel do aplicativo.

O argumento era assumir o papel de transformar e aumentar o produto e ampliar seu apelo por meio do desenvolvimento de diversas comunidades e conteúdo. Me convenceram.

V. Pappas, diretor de operações do TikTok, em nota aos funcionários

A função se expandiu rapidamente em 2020, quando o então CEO da empresa, Kevin Mayer, saiu após três meses no cargo. Saída veio depois de anúncios do ex-presidente Donald Trump sobre banir o TikTok nos EUA.

Pappas assumiu o cargo de chefe interino do TikTok, com o mandato de ajudar a rede social a sobreviver por lá.

Celular com logomarca do TikTok aberta na tela em cima de teclado de notebook
Países têm receio de que governo da China force TikTok a compartilhar dados coletados (Imagem: Dado Ruvic/Reuters)

O executivo compareceu ao Congresso para responder a perguntas sobre os laços da empresa com a China, ajudou a manter os funcionários motivados diante da incerteza sobre o futuro e trabalhou para manter o aplicativo funcionando.

Depois que TikTok nomeou Chew como CEO, em 2021, Pappas assumiu o cargo de diretor de operações, ajudando a expandir ainda mais os negócios, trabalhando em novos produtos e desenvolvendo o marketing.

Ao longo de seu tempo no TikTok, Pappas se concentrou em defender os criadores do aplicativo, a quem ele chamava de “o coração e a alma da plataforma”. Sob Pappas, o TikTok lançou iniciativas para ajudar os criadores a aumentar seu público e ganhar dinheiro na plataforma.

Dado todo o sucesso alcançado no TikTok, finalmente sinto que é o momento certo para seguir em frente e focar novamente em minhas paixões empreendedoras.

V. Pappas, diretor de operações do TikTok, em nota aos funcionários

Com informações do The Wall Street Journal

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!