Na história do submarino desaparecido nesta semana, um dos muitos elementos que chamaram atenção foi o fato da embarcação ser guiada por controle de videogame. Apesar de parecer insólito, isso não é tão raro nem se limita a submarinos. Para você ter uma ideia, esse tipo de equipamento já foi até usado para controlar um blindado russo.

Para quem tem pressa:

  • O submersível Titan, que desapareceu no último domingo (18) perto do Titanic, trazia um controle de videogame como seu volante;
  • Apesar de parecer insólito, isso não é raro nem se limita a submarinos;
  • Na Rússia, por exemplo, o volante de um blindado foi projetado com base no design do controle do PlayStation, da Sony;
  • Já na Marinha dos EUA, o submarino USS Colorado traz um controle de Xbox 360 onde seria seu volante;
  • Outros veículos adaptaram seus volantes para formatos semelhantes aos controles de videogame, para facilitar o aprendizado do eventual usuário.

No caso do submersível Titan da OceanGate – que desapareceu no último domingo (18) com cinco pessoas a bordo, numa expedição para os destroços do Titanic – a embarcação era operada por um controle de videogame que custa 42 euros (aproximadamente R$ 220).

publicidade

Leia mais:

O aparelho aparece num vídeo produzido para a CBC em 2022. O trecho viralizou na terça-feira (20) nas redes sociais, conforme os trabalhos de busca pelo submersível ganhavam cada vez mais notoriedade na internet e na imprensa.

publicidade

Controle de PlayStation em tanque russo

Montagem de fotos do blindado russo e pessoa segurando controle de PlayStation usado para guiá-lo
(Imagem: Reprodução/Yuriko Nakao/Reuters/Corbis)

O Kurganets-25 é um veículo de combate de infantaria – meio-termo entre caminhão blindado e tanque de guerra – capaz de transportar oito tropas, junto a um motorista, artilheiro e comandante. O veículo tem uma metralhadora, canhão de 30 mm e espaço para quatro mísseis antitanque. E é guiado por meio de um controle de PlayStation.

Na verdade, o veículo blindado russo usa um dispositivo semelhante a um controle de Playstation, conforme explicou o vice-presidente da fabricante Tractor Plants, Albert Bakov, à agência estatal Sputnik, na época em que o tanque foi lançado.

publicidade

Passei dois anos convencendo os designers a fazer o console semelhante a um controle de Playstation, da Sony, para tornar mais fácil para um jovem soldado se familiarizar com ele.

Albert Bakov, o vice-presidente da fabricante Tractor Plants

De acordo com Bakov, a ideia de coordenação esquerda-direita, bem como o fato de o formato do controle ter sido aperfeiçoada por décadas, o tornou uma boa escolha. Além disso, o design controle é mais seguro e ocupa menos espaço do que um volante.

Controle de Xbox em (outro) submarino

Montagem de fotos de submarino e militar dos Estados Unidos usando controle de Xbox 360 para controlar embarcação
(Imagem: Lockheed Martin/Stripes.com/Sean D. Elliot/The Day/AP)

A OceanGate não foi a única a apostar num controle de videogame para controlar seu submarino. A Marinha dos EUA fez o mesmo – no caso, foi um controle de Xbox 360.

publicidade

O equipamento é usado no USS Colorado, um submarino de ataque da classe Virginia, que entrou em serviço na Base Submarina Naval de New London, em Connecticut, cinco anos atrás.

Ele vai nos mastros fotônicos, que substituíram o periscópio. Esses mastros possuem câmeras de alta resolução que podem girar 360 graus e enviar suas imagens para monitores na sala de controle da embarcação.

De acordo com o comandante Reed Koepp, do Colorado, usar tecnologia já disponível no mercado economiza dinheiro para a Marinha dos EUA. Além disso, usar o controle do console da Microsoft deixa a condução mais intuitiva para os marinheiros do submarino, segundo o militar.

A Marinha não foi a primeira a adaptar seus controles para algo que seus usuários já estão familiarizados. O autor P.W. Singer disse à PBS em 2009 que os militares seguiram as dicas da indústria de videogames, com controladores que imitam de perto os que controlam consoles.

Confira abaixo dois exemplos:

Com informações de Daily Mail e USA Today

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!