Uma mulher com perna quebrada em trilha conseguiu ser resgatada após utilizar uma ferramenta presente no iPhone 14. Mesmo imobilizada em local sem qualquer cobertura de telefonia, a chamada por satélite foi responsável por conseguir ligar para o serviço de emergência dos Estados Unidos.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O iPhone 14 não foi o lançamento com mais novidade de 2022, mas todos os modelos dessa linha contam com chamada de emergência por satélite.
  • O recurso foi utilizado no último final de semana e salvou uma mulher com a perna quebrada em trilha remota, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.
  • O iPhone propõe a chamada por satélite sempre que o usuário tenta ligar para o serviço de emergências e não tem sinal da operadora.
  • Por enquanto a chamada de emergência via satélite do iPhone 14 está disponível apenas nos EUA, Canadá, Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal.

O iPhone 14 foi o lançamento sem graça do ano passado e com poucas novidades, como a câmera de maior resolução na versão Pro ou o motor de foco para selfies diferentes, mas existe também a comunicação por satélite. Nela o celular da Apple consegue entrar em contato com serviços de emergência e até enviar dados sobre a localização, mesmo em locais sem qualquer torre de telefonia por perto.

Lançado originalmente nos Estados Unidos e agora presente também em países como Áustria, Bélgica, Itália, Luxemburgo, Holanda e Portugal, foi em seu país natal onde uma pessoa foi salva graças ao satélite que passava logo por cima. Tudo aconteceu nas proximidades de Los Angeles, com Juana Reyes.

publicidade

iPhone 14 propõe o satélite sempre que está sem sinal

Reyes estava fazendo uma trilha com amigos, quando parte do chão abriu e a perna dela quebrou na queda. O local é remoto e sem cobertura de qualquer operadora, mas o 911 (190 para os americanos) foi acionado com a chamada por satélite do iPhone 14.

Este recurso aparece sempre que o celular da Apple percebe a falta de sinal da operadora e o usuário tenta chamar o serviço de emergências local. Para garantir cobertura satisfatória da ligação, o smartphone precisa estar alinhado e para isso um tutorial exibe como e para onde apontar o aparelho.

publicidade

O serviço de emergências de Los Angeles comentou que esse é o terceiro resgate sendo feito após a chamada via satélite recebida apenas neste ano. Juana Reyes passa bem e está em recuperação.

Com informações: ABC7.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!