Fiat deixará de fabricar carros na cor cinza; veja o motivo

Fiat decretou o fim da fabricação de carros na cor cinza na Europa. Agora, só quer usar cores vibrantes e positivas
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi 27/06/2023 16h50
fiat-logo.png
(Imagem: emirhankaramuk/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Fiat anunciou nesta segunda-feira (26) que não vai mais fabricar carros na cor cinza. Apesar de ser uma das pinturas mais procuradas pelos compradores, a empresa vai tirar a opção do seu catálogo atual porque a cor não vai ao encontro da filosofia “Dolce Vita” da marca.

Leia mais:

Fim da cor cinza

Segundo a Fiat, a empresa quer estimular seu lema: “aproveitar a vida ao máximo”.

Por isso, ela quer focar nas cores mais vivas do portfólio, como aquelas inspiradas nas cores naturais do mar, sol, terra e céu da Itália, nacionalidade da marca.

O que a Fiat tem a dizer

Segundo Olivier François, CEO da Fiat e chefe global de marketing da Stellantis, a marca quer inspirar as pessoas.

É algo desafiador e disruptivo, visando reforçar a liderança da Fiat como marca da alegria, das cores e do otimismo. A Itália é o país das cores e, a partir de hoje, os carros da Fiat também. Queremos inspirar as pessoas a viverem com positividade, e essa será uma das missões do novo 600e, o elétrico para a família que será apresentado em 4 de julho.

Olivier François

A empresa ainda lançou um vídeo explicando a decisão:

Novo modelo elétrico da Fiat

O modelo 600e, a que François se refere é um SUV, elétrico derivado do compacto 500e.

Ele tem 156 cavalos e será fabricado na mesma plataforma do Peugeot e-2008 e Jeep Avenger. Também não deve ser vendido na cor cinza.

Fiat 600e será apresentado em 4 de julho e deve chegar até o final do ano na Europa (Imagem: Fiat/Divulgação)

E no Brasil?

  • A decisão da Fiat na Europa não se aplica no Brasil, segundo a próprio filial do país.
  • Como a empresa se sairá com a decisão ainda é um mistério, ainda mais quando, de acordo com um levantamento feito Axalta, uma empresa de tintas automotivas, o cinza foi uma das cores mais procuradas por europeus em 2022.
  • Por lá, 27% dos carros vendidos no ano passado foram na cor cinza.
  • A cor ocupa a terceira opção mais vendida na América do Sul: 18% dos veículos eram nessa cor, atrás do branco (39%) e prata (19%).

Com informações de Auto Esporte

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.