Enquanto a Volkswagen se prepara para lançar seu primeiro carro elétrico no Brasil, o ID.4, a montadora revela planos ambiciosos no exterior, incluindo a criação de modelos que podem ser recarregados em impressionantes 12 minutos. Tudo isso será possível graças à sua futura plataforma dedicada a veículos elétricos.

  • As informações foram divulgadas pelo CEO do Grupo Volkswagen, Oliver Blume, durante um evento para acionistas ocorrido na última semana.
  • Blume anunciou que a plataforma SSP será lançada daqui a três anos, em 2026.
  • Um dos primeiros modelos a utilizar essa arquitetura modular será um SUV de alto desempenho que se posicionará acima do renomado Porsche Cayenne.

Leia mais:

publicidade

No entanto, a plataforma SSP não será restrita apenas a veículos de luxo, mas sim abrangerá toda a gama de modelos do Grupo Volkswagen, desde compactos de entrada até veículos com mais de 1.700 cv, conforme destacou o executivo.

Um dos principais avanços proporcionados por essa plataforma é a redução do tempo de carregamento, algo crucial para a popularização dos carros elétricos. Segundo Blume, os veículos equipados com a nova arquitetura serão capazes de carregar de 10% a 80% da bateria em apenas 12 minutos.

publicidade

Em comparação, os modelos da plataforma MEB, como a família ID, levam cerca de 35 minutos para alcançar os 80% de carga em estações de carregamento rápido.

volkswagen
Imagem: Grzegorz Czapski / Shutterstock.com

Essa melhoria no tempo de carregamento será possível graças à utilização de baterias compostas por outros materiais além do lítio, ferro e fosfato. Com a introdução desses novos componentes, será possível reduzir significativamente o tempo necessário para recarregar os veículos.

publicidade

Além disso, a nova arquitetura também trará avanços no campo da automação veicular. Blume afirmou que os carros produzidos com a plataforma SSP, especialmente os mais sofisticados e tecnológicos, alcançarão o nível 4 de autonomia, ou seja, poderão ser quase totalmente autônomos e dispensar intervenção humana em caso de falha.

Assim como a Toyota com as plataformas TNGA e DNGA, além da própria Volkswagen com a MQB e a MQB-A0, a plataforma SSP terá diferentes variações, adaptadas de acordo com o nível de tecnologia e luxo dos veículos.

publicidade

A Skoda, marca de veículos populares do Grupo Volkswagen, utilizará uma versão simplificada e menor da plataforma. Por outro lado, a Porsche contará com uma configuração exclusiva para seus modelos esportivos, denominada SSP-Sport.

Com informações do Autoesporte

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!