Um robô recém-criado é capaz de reconfigurar seu corpo para alcançar oito tipos distintos de movimento. Além disso, pode avaliar de forma autônoma o ambiente para escolher a combinação mais eficaz de movimentos para manobrar.

O M4 (Multi-Modal Mobility Morphobot) pode rolar sobre quatro rodas, transformar as rodas em rotores e voar, ficar em duas rodas para espiar obstáculos, andar usando suas rodas como pés, usar dois rotores para ajudá-lo a rolar, tombar e muito mais. O robô é uma criação de Gharib e Alireza Ramezani, professor assistente de engenharia elétrica e de computação na Northeastern University, nos Estados Unidos. A equipe de suporte contava com pesquisadores de outras instituições renomadas, como Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia).

publicidade

Veja ele em ação!

Leia mais

publicidade

Um artigo anunciando o novo robô foi publicado na revista Nature Communications nesta terça-feira (27). Segundo os criadores da tecnologia, o M4 pode atuar desde o transporte de pessoas feridas para um hospital até a exploração de outros planetas.

Robô sem limites

  • A flexibilidade de movimento do robô, aliada à inteligência artificial, permite que ele escolha qual forma de locomoção será mais eficaz com base no terreno à sua frente.
  • Explorando um ambiente desconhecido ele pode começar rolando sobre quatro rodas, que é seu modo mais eficiente em termos de energia. Ao alcançar um obstáculo como uma pedra, o M4 poderia ficar sobre duas rodas para espiá-lo para uma imagem mais clara do solo à frente. Então, se visse um barranco ou outra característica que um robô com rodas não pudesse atravessar, ele poderia reconfigurar suas rodas em rotores, voar sobre o barranco para o outro lado e voltar a rolar.
  • Uma das principais características do robô é sua capacidade de redirecionar seus apêndices para rodas, pernas ou propulsores. Quando o M4 precisa ficar em pé sobre duas rodas, duas de suas quatro rodas se dobram e seus propulsores embutidos giram para cima, proporcionando equilíbrio para o robô. Quando o M4 precisa voar, as quatro rodas se dobram e os propulsores levantam o robô do chão.
  • As juntas nos conjuntos das rodas ainda permitem que o M4 execute um movimento de marcha. Com os avanços previstos na tecnologia, no entanto, as futuras gerações dos robôs poderiam possuir a capacidade de caminhar efetivamente por terrenos quebrados.
  • O design do M4 foi influenciado pela natureza: é inspirado em como os pássaros chukar (um tipo de perdiz) usam o bater de suas asas para dar-lhes alavancagem enquanto correm em declives íngremes, por exemplo, e como os leões-marinhos usam suas nadadeiras para diferentes tipos de locomoção no mar e na terra.
  • O M4 foi equipado com recursos autônomos e pode tomar decisões por si mesmo sobre a melhor forma de navegar por um ambiente complexo.

Com informações da TechXplore.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!