Google admite impacto dos protestos do Reddit em suas buscas

Em reunião geral, executivos disseram que estão cientes sobre usuários descontentes com mudanças no buscador causadas pela greve do Reddit.
Por William Schendes, editado por Ana Luiza Figueiredo 27/06/2023 17h13
Fachada de um prédio do Google com logomarca da empresa
(Imagem: Sundry Photography/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Moderadores de milhares de fóruns do Reddit, inclusive alguns dos mais populares, tornaram suas páginas privadas como parte de um protesto generalizado contra a decisão do Reddit de começar a cobrar dos desenvolvedores pelo acesso aos seus dados. Agora, o Google admite que a prática impactou a experiência de pesquisa de seus usuários.

Isso porque, o termo “Reddit” era usado para encontrar informações úteis sobre o tópico buscado. Com milhares de comunidades do Reddit privadas, esse método de pesquisa não tem mais eficácia.

Leia mais:

Os usuários não gostaram dessa mudança e o Google sabe disso. Conforme informou a CNBC, em reunião geral no início de junho, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de pesquisa do Google, disse que a empresa estava trabalhando em novas formas de pesquisa para exibir recursos úteis sem precisar usar “Reddit” na busca.

Muitos de vocês podem se perguntar como temos uma equipe de pesquisa que está iterando e construindo todo esse material novo e, ainda assim, de alguma forma, os usuários ainda não estão muito satisfeitos. Precisamos deixar os usuários felizes.

Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de pesquisa do Google.

Como o Google melhorará sua busca?

  • Anteriormente, a big tech disse que planeja implementar inteligência artificial generativa em sua busca para dar respostas mais sofisticadas e humanizadas via texto;
  • Em maio, a empresa anunciou que está experimentando um modo Search Generative Experience que usa IA generativa para apresentar informações mais completas. A estratégia é similar ao que a Microsoft faz com o Bing, seu buscador (e chatbot), que conta com o GPT-4 da OpenAI;
  • Além disso, a empresa lançou nessa semana o recurso Perspectives, disponível apenas nos EUA, que apresenta resultados produzidos por usuários em blogs e também mídias sociais, como TikTok, Reddit, Twitter, YouTube, etc.

Durante a reunião, HJ Kim, vice-presidente de engenharia, disse que os usuários tem pedido por mais conteúdos como o Reddit e citou o Perspectives como uma resposta a essa demanda.

Sobre a IA nas buscas, Raghavan disse que ela é um dos “aspecto” a ser usado, mas “não resolverá totalmente esse problema”.

Com informações de CNBC.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Jornalista em formação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Mesmo com alguns assuntos negativos, gosta ficar atualizado e noticiar sobre diferentes temas da tecnologia.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.