Moderadores de milhares de fóruns do Reddit, inclusive alguns dos mais populares, tornaram suas páginas privadas como parte de um protesto generalizado contra a decisão do Reddit de começar a cobrar dos desenvolvedores pelo acesso aos seus dados. Agora, o Google admite que a prática impactou a experiência de pesquisa de seus usuários.

Isso porque, o termo “Reddit” era usado para encontrar informações úteis sobre o tópico buscado. Com milhares de comunidades do Reddit privadas, esse método de pesquisa não tem mais eficácia.

publicidade

Leia mais:

Os usuários não gostaram dessa mudança e o Google sabe disso. Conforme informou a CNBC, em reunião geral no início de junho, Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de pesquisa do Google, disse que a empresa estava trabalhando em novas formas de pesquisa para exibir recursos úteis sem precisar usar “Reddit” na busca.

publicidade

Muitos de vocês podem se perguntar como temos uma equipe de pesquisa que está iterando e construindo todo esse material novo e, ainda assim, de alguma forma, os usuários ainda não estão muito satisfeitos. Precisamos deixar os usuários felizes.

Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de pesquisa do Google.

Como o Google melhorará sua busca?

  • Anteriormente, a big tech disse que planeja implementar inteligência artificial generativa em sua busca para dar respostas mais sofisticadas e humanizadas via texto;
  • Em maio, a empresa anunciou que está experimentando um modo Search Generative Experience que usa IA generativa para apresentar informações mais completas. A estratégia é similar ao que a Microsoft faz com o Bing, seu buscador (e chatbot), que conta com o GPT-4 da OpenAI;
  • Além disso, a empresa lançou nessa semana o recurso Perspectives, disponível apenas nos EUA, que apresenta resultados produzidos por usuários em blogs e também mídias sociais, como TikTok, Reddit, Twitter, YouTube, etc.

Durante a reunião, HJ Kim, vice-presidente de engenharia, disse que os usuários tem pedido por mais conteúdos como o Reddit e citou o Perspectives como uma resposta a essa demanda.

Sobre a IA nas buscas, Raghavan disse que ela é um dos “aspecto” a ser usado, mas “não resolverá totalmente esse problema”.

publicidade

Com informações de CNBC.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!