A BYD anunciou, nesta quarta-feira (28), que lançará seu carro elétrico mais barato no Brasil: o BYD Dolphin. O veículo é um hatchback e mesmo pertencendo ao segmento de entrada, marca presença em nosso país com tecnologias importantes como sensor de estacionamento na parte da frente e central multimídia giratória com 12,8 polegadas.

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O que você precisa saber:

  • O Dolphin é o carro mais simples da BYD e mesmo assim ele conta com central multimídia de 12,8 polegadas e sensor de estacionamento frontal
  • A bateria promete cerca de 400 quilômetros de autonomia e recarga rápida, tracionando as rodas com 96 cavalos e 18,3 kgfm de torque instantâneo
  • Em tecnologias temos freio automático, assistente de subida em rampa e tensionador do cinto de segurança
  • Tudo isso chega com preço menor que o Kwid E-Tech, que era o carro elétrico mais barato do Brasil

Aos poucos o mercado de carros elétricos vai recebendo modelos menos caros e a BYD entra neste pensamento com seu veículo de entrada lá fora, que por aqui ainda está longe de ser popular, mas se esforça: o Dolphin. O compacto tem este nome por seguir com a ideia de temas marinhos, já que em tradução para o português ele seria conhecido como golfinho.

Por dentro, este visual está mais do que reforçado, seguindo a mesma linha apresentada no elétrico acima dele: o Yan Plus. Isso significa que existem cores mais claras para baixo da linha do painel e elas lembram areia, enquanto por cima em curvas bem suaves, a tonalidade escurece e a sensação é de ondas do mar.

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BYD Dolphin (Imagem: divulgação/BYD)

Bom, olhando para o carro em si, o BYD Dolphin entrega pontos tradicionais para a marca chinesa. Isso inclui o volante mais largo, central multimídia que gira e fica de pé ou deitada com suas 12,8 polegadas. Já o painel de instrumentos é pequeno como no Yan Plus e lembra os elétricos da Volkswagen, exibindo cinco polegadas com apenas o básico e oferecendo quase nenhuma personalização.

BYD Dolphin tem bateria mais segura e barata

No Brasil o carro chega em versão única com 44,9 kWh de bateria no estilo blade. Ela tende a entregar menor densidade energética, mas é mais segura em casos de acidente com o carro. A promessa da BYD é de autonomia para cerca de 400 quilômetros com apenas uma carga. Para carregar as baterias, o Dolphin tem inversor de 6,6 kW, que poderia ser maior.

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BYD Dolphin (Imagem: divulgação/BYD)
BYD Dolphin (Imagem: divulgação/BYD)

Em carregadores rápidos com até 60 kW, o Dolphin sai de 30% e vai até 80% da bateria carregada novamente em apenas 25 minutos – suficiente para adicionar 200 quilômetros de autonomia. Como não estamos com um carro focado em velocidade, a aceleração de 0 até 100 km/h é feita em sete segundos e o carro alcança até 160 km/h no velocímetro.

O motor entrega 95 cavalos e torque marcado em 18,3 kgfm. É o suficiente para entregar boa experiência na cidade e conforto para viagens.

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Quando e quanto?

O BYD Dolphin chega no Brasil já nas próximas semanas, com preço sugerido em R$ 149.800. Assim ele fica pouco abaixo dos R$ 149.999 do Kwid E-Tech e Cherry iCar, que estavam como os carros elétricos mais baratos do Brasil.

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