Imagine um carro totalmente elétrico, que pode rodar nas ruas como qualquer outro. No entanto, quando você tiver um compromisso e o trânsito estiver atrapalhando, é possível fazer com que ele levite e voe sob os outros veículos. Pode parecer cena de ficção científica, mas isso será (mais ou menos) realidade com o carro voador elétrico Model A, da empresa Alef Aeronautics. Esse é mais um modelo de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que chegará a esse mercado promissor.

Leia mais:

publicidade

Carro voador elétrico

  • O Model A da Alef Aeronautics é o primeiro do setor a receber uma certificação que aprova seu uso nas ruas (ou ares?) dos Estados Unidos.
  • O modelo tem um alcance de cerca de 322 km nas ruas e 177 km no ar.
  • A pré-venda começou no final do ano passado com o carro voador saindo por US$ 300 mil (ou R$1,45 milhão). Os interessados tinham que fazer um depósito de US$ 150 para ficarem na fila normal ou US$ 1.500 para a fila prioritária.
  • A Alef Aeronautics revelou ter recebido mais de 440 reservas.

Primeiro carro voador certificado

O Modelo A da empresa foi o primeiro do setor a receber a certificação que o permite circular nos Estados Unidos, a Certificação de Aeronavegabilidade Especial da Administração Federal de Aviação do país.

Agora, o carro voador finalmente poderá circular. A produção deve começar no quarto trimestre de 2025 e as entregas, logo depois. Mas, a inovação terá um certo limite: locais e propósitos de voo serão estabelecidos previamente por questões se segurança.

publicidade

A empresa diz que está testando protótipos em tamanho real desde 2019.

A Alef Aeronautics revela que também está trabalhando em outros modelos, como o Model Z, um sedã para quatro pessoas com quase o dobro do alcance de condução e voo.

publicidade
O carro voador elétrico Model A é o primeiro a ser certificado e poder circular no setor (Foto: Alef Aeronautics)

Como surgiu o Model A?

  • Em 2016, a empresa construiu o primeiro protótipo do que futuramente seria o Model A. O carro tinha a intenção inicial de dirigir como um veículo real, conseguir decolar na vertical e ser relativamente acessível.
  • A versão em escala e com propulsão elétricas foram apresentadas ao empresário Tim Draper, um dos primeiros investidores da Tesla.
  • A empresa de Draper, a Draper Associates Fund V, investiu US$ 3 milhões na Alef Aeronautics.
  • No ano passado, a companhia apresentou Model A, como o primeiro carro voador elétrico capaz de rodar nas ruas e decolar e aterrissar na vertical.

Com informações de Electrek

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!