TikTok pretende lançar loja virtual e competir com a Amazon; veja quando

Recurso ficaria dentro do próprio aplicativo em um aba de e-commerce. A previsão é que a novidade seja lançada já no mês de julho
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 28/06/2023 18h11, atualizada em 08/08/2025 16h31
TikTok
(Imagem: Antonio Salaverry / Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O TikTok está preparando uma loja online para clientes dos Estados Unidos. Essa vitrine ficaria dentro do próprio aplicativo em um aba de e-commerce.

Uma série de itens selecionados, bem como produtos listados para venda por meio da TikTok Shop, recurso de compras do aplicativo, estariam à venda. A previsão é que a novidade seja lançada já no mês de julho.

Leia mais

Concorrente da Amazon?

  • O TikTok vem tentando há algum tempo se tornar também um facilitador de compras online nos EUA.
  • O atual recurso TikTok Shop permite que as marcas vendam produtos no aplicativo, mas a empresa enfrenta ameaças de uma proibição por parte dos legisladores devido a supostos riscos de segurança nacional.
  • O TikTok também tentou lançar um recurso para compras ao vivo via streaming de vídeo nos EUA, mas sem grande sucesso.
  • Ao contrário dessas tentativas anteriores, o novo recurso da loja terá o TikTok comprando suas próprias mercadorias, como brinquedos e itens de cozinha, e lidando com logística e atendimento ao cliente.
  • A empresa não deu mais informações sobre o projeto, mas algumas fontes indicam que ela se prepara para competir com empresas como a Amazon na venda de produtos.
  • O TikTok ainda busca ganhar espaço nesse novo mercado fora dos Estados Unidos.
  • A ByteDance, dona da rede social chinesa, começou a vender produtos usando vídeos virais da plataforma como vitrine. O plano é ambicioso e já tem até objetivo: concorrer com a Shein.
  • A novidade não funciona apenas na China. Usuários do Reino Unido também notaram o novo recurso de compras no TikTok. Chamado de “Trendy Beat”, a função oferece aos usuários itens populares e baratos que aparecem nos vídeos, como escovas para tirar o excesso de pelos dos pets, por exemplo.

Com informações de The Verge.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!


Assista a filmes e séries

Assine Amazon Prime para assistir a filmes e séries populares, incluindo Amazon Originals premiados. O Amazon Prime também inclui a entrega GRÁTIS e rápida de milhares de itens elegíveis, mais de 2 milhões de músicas sem anúncios e muito mais. Clique aqui e comece seu teste GRÁTIS por 30 dias!

Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.