O WhatsApp se tornou o aplicativo mensageiro favorito do brasileiro, e de diversas outras nacionalidades pelo mundo, devido aos mecanismos de entrega das mensagens, possibilidade de averiguar se os outros usuários estão online ou há quanto tempo ficaram offline, criação de grupos e muito mais. Dentre os recursos mais utilizados, está o envio da localização: uma prática comum para dividir com alguém de confiança onde você está e para onde vai, o que é útil em caso de emergências. A seguir, confira como compartilhar a sua localização ou rastrear alguém pelo WhatsApp.

Leia mais:

Descubra como utilizar o WhatsApp para enviar sua localização ou rastrear alguém

Tempo necessário: 5 minutos.

O envio e o rastreio de um usuário só funcionam quando utilizados no aplicativo do WhatsApp para celular. Versões como a do WhatsApp Web, infelizmente, não oferecem estas funcionalidades.

  1. Abra o aplicativo

    Vasculhe a sua área de trabalho e, ao avistar o app do WhatsApp, clique sobre o mesmo para iniciá-lo;como enviar localização no whatsapp

  2. Escolha um chat

    Antes de enviar a localização para alguém, primeiro é necessário escolher o usuário para quem irá mandar mensagem. Para isso, é possível utilizar um dos chats já abertos ou iniciar uma nova conversa;como enviar localização no whatsapp (2)

  3. Inicie o processo de envio

    Uma vez que o chat já estiver aberto, clique no botão com ícone de clipe de papel para acessar mais opções;como enviar localização no whatsapp (3)

  4. Selecione o ícone correto

    Dentre as funções disponíveis, clique no botão intitulado de “Localização” para enviar as suas coordenadas para o usuário escolhido;como enviar localização no whatsapp (4)

  5. Escolha o tipo de localização desejada

    É possível enviar uma localização em tempo real, que muda de acordo com o percurso que você segue; ou uma localização fixa, que demonstra o local exato onde você estava quando enviou as coordenadas, e representa um dado que não sofre alteração, ainda que você saia do lugar. Selecione um dos tipos disponíveis clicando sobre a opção desejada;como enviar localização no whatsapp (5)

  6. Decida a quantidade de tempo

    Ao escolher o tipo de localização para ser enviada, é imprescindível decidir por quanto tempo esse dado ficará disponível para ser visualizado. Clique nas opções disponíveis e confirme o envio clicando no botão verde;como enviar localização no whatsapp (6)

  7. Rastreie a localização

    O rastreamento só é possível quando a localização enviada for a de tempo real. Dessa forma, quando você envia sua localização para um amigo, ele pode rastrear você ao clicar na localização: o mapa mostrará a distância dele para onde você está e disponibilizará acesso a todo o percurso que você percorrer enquanto a localização estiver ativada, então, ele saberá onde você está e para onde vai (em tempo real).como enviar localização no whatsapp (7)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!