As baterias de íons de lítio, utilizadas na maioria dos dispositivos móveis recarregáveis, como laptops, celulares, e até em e-bikes, também alimentam veículos elétricos e sistemas renováveis de energia sustentável.

Uma série de acontecimentos ao redor do mundo — como os incêndios mortais em Nova York —, estão sendo atribuídos a esse tipo de bateria, com destaque para bicicletas elétricas e transportes parecidos, gerando novas preocupações acerca dos demais dispositivos que também utilizam essas baterias.

publicidade

Leia mais:

Segundo especialistas em segurança, o risco de incêndio é pequeno, mas existe. As baterias de íons de lítio de alta energia que estão presentes em bicicletas e scooters elétricas também estão inclusas nesse grupo, porém, a maior preocupação com os incêndios provocados por esse dispositivo está na capacidade de se espalhar rapidamente – e são difíceis de apagar.

publicidade

Como ter uma e-bike segura

Assim como os demais aparelhos alimentados com a bateria de lítio, a melhor forma de manter os dispositivos seguros é estar atento às condições da bateria. Especificamente no caso das e-bikes, estar atento a possíveis danos – ou em casos de colisões — é fundamental. Saiba como ter uma bicicleta elétrica mais segura:

  • Sempre adquira bicicletas elétricas de lojas renomadas e verifique a certificação UL — entidade que avalia se a conformidade dos produtos está de acordo com as normas;
  • Segundo Chris Cramer, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da organização de segurança UL Research Institutes, os incêndios de dispositivos elétricos de transporte foram possivelmente causados por produtos que cortaram os custos com o design e os testes da bateria;
  • Outro passo fundamental para manter sua e-bike segura é estar atento à saúde da bateria e à forma como a carrega.

Os dispositivos bem fabricados são realmente bastante seguros.

Chris Cramer, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa da organização de segurança UL Research Institutes

Segundo Matt Moore, do grupo comercial de fabricação de bicicletas PeopleForBikes, muitos varejistas de bikes apenas vendem e realizam a manutenção de tais veículos que atendam a os padrões de segurança citados anteriormente.

publicidade

Com informações de The Washington Post

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!