Se você quer ver uma página do Twitter, mesmo de um perfil aberto para todos, agora precisa ter uma conta na rede social. A novidade já aparece no microblog quando acessada no Brasil, dá a sensação ser intencional e é mais restritiva do que o Instagram.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • A partir de agora, você precisa ter uma conta registrada no Twitter para ver qualquer conteúdo exibido na plataforma
  • A mudança altera profundamente a sensação de praça pública para conversas e até comunicados de governos em muitos países
  • Ainda não existe comentário oficial do Twitter sobre a alteração e ela parece bastante proposital para transformar a audiência em novos usuários
  • O Instagram faz a mesma exigência, solicitando login com uma conta para continuar exibindo fotos e vídeos de perfis da rede social

Desde que Elon Musk assumiu o Twitter, muito foi alterado da rede social e hoje ela é completamente diferente do que era no passado. Desde a queda no alcance para perfis que não pagam o selo de verificado, até a resposta nada amigável para qualquer e-mail enviado com assunto relacionado com a imprensa.

Até contas abertas do Twitter exigem login

Twitter exige conta na rede social para ver conteúdo (Imagem: reprodução)
Twitter exige conta na rede social para ver conteúdo (Imagem: reprodução)

Uma nova alteração, que parece ter chegado de supetão, é a obrigatoriedade de ter uma conta dentro da rede social para ver qualquer publicação feita no Twitter. A alteração muda muito a própria natureza de “praça pública” que o microblog sempre teve, ao ponto de servir como ferramenta oficial de comunicação até para membros do governo de muitos países.

publicidade

Ainda não existe uma publicação oficial do Twitter sobre a mudança, mas a exigência do login na rede social é consistente por aqui. Eu testei o acesso pelo computador e também pelo celular, ambos resultando na mesma página pedindo usuário e senha para exibir o conteúdo até de contas abertas.

A mudança no Twitter não é única no mercado de redes sociais. Se você quiser olhar o perfil de alguma pessoa no Instagram, também precisa fazer login com o seu próprio perfil antes de continua rodando as imagens e vídeos publicados por lá.

publicidade

Com informações Android Authority.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!