O WhatsApp liberou um novo recurso para quem precisa transferir o histórico de conversas para outro celular. Com ajuda de um QR Code, o envio acontece diretamente entre os dois dispositivos e não precisa de upload e depois download de todo o pacote com as conversas armazenadas.

Leia mais:

publicidade

O que você precisa saber:

  • O WhatsApp começou a liberar uma ferramenta capaz de transferir o histórico de conversas para outro celular, usando apenas um QR Code
  • A transferência acontece diretamente entre os dois aparelhos e o WhatsApp diz que assim ela é mais segura e rápida
  • Além dos chats, migram para outro aparelho dados como fotos, vídeos e isso vale até para arquivos grandes
  • Infelizmente a transferência acontece dentro do mesmo sistema operacional, indo de Android para Android e de iPhone para iPhone

Vamos supor que você comprou um celular novo e quer levar tudo do antigo para o smartphone que acabou de tirar da caixa. Em qualquer mensageiro basta fazer login e todas as conversas aparecem, mas não no WhatApp. Agora, finalmente a empresa resolveu parar de dificultar este processo, onde era necessário fazer upload de todos os dados para depois baixar no outro gadget.

Transferência de histórico no WhatsApp (Imagem: divulgação/Meta)
Transferência de histórico no WhatsApp (Imagem: divulgação/Meta)

Neste meio tempo, que pode levar longos minutos, uma nova conversa pode aparecer e você perde o conteúdo. Pois bem, para tentar evitar isso, Mark Zuckerberg anunciou que basta ler um QR Code com o novo celular e pronto, tudo é transferido diretamente.

publicidade

WhatsApp é burocrático na transferência

Como nem tudo pode ser fácil para o WhatsApp, a nova ferramenta exige alguns passos e não funciona se você quiser trocar de sistema operacional. Isso significa que o papo do Android só vai para outro Android e no iOS ele migra apenas para um segundo iPhone. Outras burocracias envolvem os dois aparelhos exatamente na mesma rede Wi-Fi.

De qualquer forma, ao menos agora a transferência acontece diretamente e sem depender de um terceiro. Eliminar outro produto no meio é o objetivo do WhatsApp, deixando a migração mais segura e com garantia da criptografia intacta em todo o processo.

publicidade

Se você quiser levar o histórico do Android para o iPhone ou no sentido contrário, é melhor sentar e ler o tutorial com calma. Te aviso o pior dele: o celular de destino precisa estar formatado (sim, não faz sentido e só o WhatsApp faz isso).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!