Vaticano sai na frente! País lança manual de ética para IA

Sede da Igreja Católica, o Vaticano também está preocupado com os avanços da IA e saiu na frente em fazer o seu próprio manual de ética
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Pedro Spadoni 30/06/2023 18h47
vaticano.png
(Foto: pxl.store/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Especialistas e profissionais do setor da Inteligência Artificial já pedem por regulações no uso da tecnologia, mas parece que quem saiu na frente foi o Vaticano. A cidade-estado também está preocupada com o avanço das ferramentas e decidiu criar seu próprio guia de ética e princípios para o uso da IA.

Leia mais:

O manual conta com 140 páginas e foi idealizado por meio da parceria do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano com o Centro Markkula para a Ética Aplicada, da SCU (Universidade de Santa Clara).

Para que serve o manual de IA do Vaticano

  • Além dos acadêmicos, trabalhadores que temem perder seus empregos e legisladores, o Vaticano está preocupado com o avanço da tecnologia;
  • O manual de ética para IA vem para ajudar as pessoas em todas as etapas da tecnologia, desde a programação até o uso diário;
  • Segundo Ann Skeet, coautora do manual, a linguagem do livro é adequada para os negócios e a engenharia, para que os profissionais dessas áreas realmente usem as recomendações e padrões que já conhecem;
  • O manual de IA do Vaticano está disponível para download. Ele conta com sete princípios orientadores da tecnologia e 46 princípios específicos;
  • Um desses princípios é o do “Respeito pela dignidade e direitos humanos”, focado na “privacidade e confidencialidade”. Além disso, ele pede que não sejam coletados dodos que não sejam necessários.

O que diz a Igreja Católica

A Igreja Católica, que tem sua sede na cidade-estado do Vaticano, acredita que o Papa tem uma visão ampla sobre o mundo. E isso inclui a tecnologia.

O Papa sempre teve uma visão ampla do mundo e da humanidade e acredita que a tecnologia é uma coisa boa. Mas, à medida que o desenvolvemos, chega a hora de fazer perguntas mais profundas.

 Brendan McGuire, padre da paróquia de St. Simon em Los Altos, em entrevista ao site Gizmodo
Praça São Pedro
Vaticano, localizado na Itália, é a sede da Igreja Católica (Foto: Reprodução)

Com informações de Gizmodo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Pedro Spadoni
Redator(a)

Pedro Spadoni é jornalista formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Já escreveu para sites, revistas e até um jornal. No Olhar Digital, escreve sobre (quase) tudo.