Há 25 anos, cientistas costumavam dar nomes as rochas encontradas em Marte de forma aleatória, mas, segundo a geóloga que faz parte das equipes das missões da NASA rovers Curiosity e Perseverance, Tina Seeger, os critérios para dar nomes a descobertas em Marte mudaram.

Era muito comum, lá nos anos 90, surgirem nomes de rochas marcianas baseadas em personagens de ficção, como “Scooby Doo” e “Indiana Jones”, mas agora os nomes possuem duas categorias: os nomes oficiais e os apelidos. Os nomes oficiais são definidos por um corpo de cientistas chamado União Astronômica Internacional (IAU), que registra os nomes escolhidos no Gazetteer of Planetary Nomenclature. Ficou curioso? Logo abaixo explicaremos melhor como esse processo funciona.

Como a NASA escolhe os nomes das rochas em Marte?

Cerca de 2.000 lugares em Marte possuem nomes oficiais, mas o número de apelidos para essas descobertas é ainda maior. Isso acontece porque foi somente após o rover Spirit e Opportunity, veículos de exploração da NASA, decidirem colocar nomes mais apropriados para os objetos de estudo que as coisas começaram a mudar. Hoje, as descobertas em Marte levam nomes mais intencionais, escolhidos para homenagear personalidades importantes, lugares, ou coisas que se assemelham ao objeto estudado.

Marte, NASA
Imagem: Pixabay

Por exemplo, a equipe do Opportunity deu nome a uma cratera de “Endurance” em homenagem ao navio que transportou a expedição do explorador Ernest Shackleton à Antártida. Já a equipe do InSight escolheu o nome de “Rolling Stones Rock”, em homenagem a banda The Rolling Stones, para uma rocha que havia sido empurrada pelos retrofoguetes da sonda durante o pouso.

Crateras com mais de 60 quilômetros homenageiam cientistas famosos ou autores de ficção científica, já as menores recebem o nome de cidades pequenas do nosso planeta. Geralmente, é escolhido um tema para determinada região e os nomes são escolhidos a partir daí. Como a equipe do Curiosity que escolheu o tema Roraima, um dos estados Brasileiros, e o nome do pico mais alto das montanhas de Pacaraima, na fronteira entre Venezuela Brasil e Guiana, o Monte Roraima.

Ashwin Vasavada, cientista do projeto da missão Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, explica que “A principal razão pela qual escolhemos todos esses nomes é ajudar a equipe a acompanhar o que estão encontrando a cada dia”, afirmou, já que há a necessidade de documentar cada descoberta realizada em Marte.

Fonte: NASA